![]() |
Fonte: Dreams Time |
Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do Plano Diretor Municipal para analisar o que é ou não possível realizar no local.
São coletados também os dados para realização dos projetos.
Estudo Preliminar
Nessa fase partimos para execução dos projetos em si. São desenvolvidos os estudos iniciais, como orientação solar, incidência de correntes de vento, vistas privilegiadas, etc.
Com esses estudos são elaborados os croquis, plantas preliminares e, se possível, uma modelagem 3D para que o cliente possa visualizar de forma mais clara o projeto. Posteriormente, é marcado uma nova reunião com o cliente para verificar se está tudo de acordo ou se há necessidades de alterações.
Nessa etapa é necessário ficar atento as “revisões infinitas”, porque senão o projeto não sairá do papel, desgastando ambos os lados e desperdiçando tempo e dinheiro.
O ideal é finalizar essa etapa está com a ideia do cliente estruturada para partir para os detalhamentos do projeto.
Anteprojeto ou Projeto Pré Executivo
Aqui são realizados plantas mais específicas e detalhadas do projeto como: Planta Baixa, Planta de Situação, Planta de Locação, Planta de Cobertura, Layout, Vistas e Elevações ou fachadas.
É importante deixar o projeto arquitetônico bem estruturado e definidos os pontos de água e luz e posicionamento da caixa d’água, para a realização dos projetos complementares: estrutural; hidrossanitário; elétrico; preventivo de incêndio (quando necessário), e, posteriormente, sua compatibilização.
Nessa fase também é possível obter valores mais aproximados dos custos do projeto, podendo iniciar a elaboração dos orçamentos.
Projeto Legal
Depois de concluído o anteprojeto partimos para o Projeto Legal, que é o projeto para aprovação na prefeitura, para obtermos o alvará de construção e a obra poder ser iniciada. A partir desse momento não é permitido mais alguns tipos de alterações no projeto, como tamanho de cômodos, por exemplo. Pois isso pode gerar multas e até mesmo embargo da obra.
Projeto Executivo e Detalhamentos Finais
O projeto executivo é aquele que vai para obra e, a partir do qual, o responsável pela obra irá se basear para realizar a construção. Portanto, esse projeto tem que ser bem detalhado, especificando a paginação de pisos e forros, revestimentos, pontos de água e luz, etc.
E aqui nessa etapa também são finalizados os orçamentos e detalhes do planejamento da obra.
Referências:
* Linear Arquitetura
* Engenharia na Real
Comentários
Postar um comentário