Pular para o conteúdo principal

Assentamento de piso sobre piso é possível?

O assentamento de piso sobre piso é sim possível e tem se tornado uma prática comum em reformas de espaços residenciais e comerciais. Essa técnica tem a vantagem de reduzir a geração de resíduos, poeira e entulhos e do tempo de serviço, evitando que área fique interditada por muito tempo.

Embora o serviço seja simples, é importante ficar atento a alguns procedimentos necessários para o assentamento como: limpeza e regularização da base a ser revestida, tipo de argamassa e possíveis alteração de pontos de tomada e saída de água, ajustes de portas e janelas ao novo nível devido ao recebimento da nova camada de piso e, ainda, qual o tipo de revestimento que pode ser sobreposto e qual pode receber um novo piso acima dele.

Regularização e condições do piso existente

Antes de iniciar a instalação do novo piso é fundamental verificar se a superfícies está regular, se existem peças soltas ou quebradas. Caso haja peças danificadas, será necessário retirá-las e corrigir os espaços vazios em espessura suficiente para nivelar a área. Nessa fase é necessário ter bom senso e avaliar se são poucas peças a serem reparadas, se vale mais a pena o assentamento sobre o piso ou retirar toda o piso antigo e fazer um revestimento novo, pois a base deve estar bem assentado para não ocorrer futuras patologias.

Limpeza da base a ser revestida

A seguir a  superfície a ser revestida deve estar totalmente limpa (sem poeiras, gordura e bolor) e seca, para não prejudicar a aderência das placas. Para cada tipo de impurezas são indicados uma substância adequado, como lavagem com jatos de água ou de areia, aplicação de ácidos em alguns casos, escova de aço, etc.

Tipo de argamassa

Existem diversos tipos de argamassas colantes, cada um com suas propriedades particulares (grau de aderência, resistência) para atividades específicas. Portanto, para o revestimento de piso sobre piso deve ser usado uma argamassa propria para essa finalidade. 

O assentamento das novas placas deverá ser executado utilizando a técnica de dupla colagem, ou seja, a argamassa deve ser aplicada na base antiga e no verso do novo revestimento. 

Atenção para o piso de madeira

A madeira é um produto natural, que dilata e retrai de acordo com a alteração da temperatura do ambiente, portanto não é possível assentar um piso sobre a madeira. Além disso, é um tipo de revestimento que precisa ser mantido seco, o que torna inviável a colocação de argamassa.

No entanto, é possível assentar o piso de madeira sobre cerâmica, basta seguir adequadamente os procedimentos de assentamento. 

Referências:
Revista Equipe de Obra - PINI
AECweb

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é necessário para um projeto ser aprovado na prefeitura?

No Brasil, praticamente todas as prefeituras exigem os mesmos documentos, dados e informações na aprovação de um projeto. Em geral, para que um projeto seja aprovado em uma prefeitura ele deve conter informações suficientes para que a obra seja construída. No mínimo o projeto deve ter: planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos. Planta Baixa Planta baixa é a projeção de um corte horizontal imaginário à uma altura que normalmente é de 1,50 m do piso de uma construção futura. Essa altura é utilizada por ser ideal para captar os vãos das aberturas, como portas, janelas, basculas, para serem vistos e representados em planta. A planta nos permite visualizar e entender como ficará a construção: locais das paredes, vãos, cômodos, etc. Haverá uma planta baixa para cada um dos pavimentos da edificação. Fonte: Cadklein. A representação gráfica fi

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011. OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom . Fontes:   * Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!   * Site do Planalto. Acesse Aqui!

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes. No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo. A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo pa