A grande quantidade de entulhos e resíduos provenientes do processo de demolição de uma edificação tem gerado grandes problemas nas grandes cidades. Uma parte significativa desses resíduos acabam sendo depositados em bota-foras clandestinos em terrenos baldios, nas margens de rios, causando poluição, assoreamento e degradando áreas urbanas.
Dessa forma é importante investir em métodos alternativos de demolição, visando redução de desperdícios de materiais e racionalização de processos construtivos. Assim, uma alternativa é pensar na desconstrução de uma edificação na fase de projeto é uma das alternativas.
O termo desconstrução, representa a possibilidade de desmontagem das partes ou elementos integrantes de forma planejada e organizada, visando a máxima preservação das suas partes integrantes, ou seja, representa a função inversa da construção.
O processo de desconstrução considera todo o ciclo de vida, o projeto, a construção, utilização e manutenção. Por isso a importância de usos específicos de produtos e processos construtivos. Isso contribui na redução de resíduos, na facilidade de remoção das construções, na recuperação de componentes e materiais de alto valor para a reutilização e cria condições favoráveis para a reciclagem dos materiais no final da vida útil do edifício.
Referências:
Comentários
Postar um comentário