Entre as décadas de 1960 e 1970 o conceito de edificação sustentável estava associada a palavras como autossuficiência, ecologia, geoarquitetura. Atualmente, palavras como integrado, elegante, de alto desempenho, eficiência, flexibilidade tem sido relacionado a sua definição.
Assim, o termo edificação integrada, que considera o ciclo de vida em todos os níveis, pode ser considerado uma evolução da edificação sustentável, ou seja um termo mais abrangente, ou melhor, uma definição contemporânea para construção sustentável. Os termos projeto sustentável e projeto integrado de edificações devem ser considerados equivalentes.
Existem muitas definições para edificação sustentável, mas resumidamente, para ser sustentável uma edificação tem que buscar a eficiência em todos os níveis, desde a aquisição de materiais, demolição de terreno, consumo de recursos, conservação de água e energia, oferecer um ambiente interno de qualidade, entre outros componentes.
As edificações sustentáveis do século XXI são projetadas visando o alto desempenho em termos de consumo de energia, água, matéria prima, qualidade de ar interno, trazendo benefícios concretos para proprietários (ambiente interno saudável, redução de gastos com água e energia, materiais e sistemas mais duráveis), usuários, projetistas, construtores, enfim, de todos envolvidos no sistema.

Fonte: WBDG - Objetivos de um projeto integrado.
Referências: Keeler, M. e Burke, B. Fundamentos de projeto de edificações sustentáveis. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Comentários
Postar um comentário