Pular para o conteúdo principal

Arquitetura Bioclimática - Contextualização Histórica

O termo arquitetura bioclimática ou vernacular surgiu com princípio de se aproveitar as características locais desejáveis enquanto se evitavam as indesejáveis.



Embora seja um termo novo, os princípios da arquitetura bioclimática têm sido praticada desde a Antiga Roma, quando o imperador Ulpiano criou uma lei para garantir ao povo romano do século II d.C. o direito ao sol. Também existiam os sistemas para aquecimento de água e ambiente denominados, respectivamente, Calidarium e Ipocausto.




Nos Estados Unidos, no deserto do Colorado, o povo construía suas habitações protegidas do sol pelas encontas de pedras, denominadas construções de Mesa Verde. No verão, quente e seco, as residências ficavam sombreadas, no inverno, com a inclinação mais baixa do sol as residências eram aquecidas. O calor armazenado na rocha das encostas durante o dia é devolvido ao interior das habitações à noite, garantindo o conforto térmico.

Mesa de pedra.jpg


 Mesa de pedra 2.jpg
Fonte: https://docentes.uvv.br - Luciana Aparecida


No Norte da China, onde o clima é severo, foram construídas casas subterrâneas. A temperatura abaixo do solo é mais amena, compensando os extremos da temperatura do ar (alta durante o dia e baixa à noite).







Fontes:
Aula da Professora Luciana Aparecida - Engenharia Civil - UVV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é necessário para um projeto ser aprovado na prefeitura?

No Brasil, praticamente todas as prefeituras exigem os mesmos documentos, dados e informações na aprovação de um projeto. Em geral, para que um projeto seja aprovado em uma prefeitura ele deve conter informações suficientes para que a obra seja construída. No mínimo o projeto deve ter: planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos. Planta Baixa Planta baixa é a projeção de um corte horizontal imaginário à uma altura que normalmente é de 1,50 m do piso de uma construção futura. Essa altura é utilizada por ser ideal para captar os vãos das aberturas, como portas, janelas, basculas, para serem vistos e representados em planta. A planta nos permite visualizar e entender como ficará a construção: locais das paredes, vãos, cômodos, etc. Haverá uma planta baixa para cada um dos pavimentos da edificação. Fonte: Cadklein. A representação gráfica fi

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011. OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom . Fontes:   * Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!   * Site do Planalto. Acesse Aqui!

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes. No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo. A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo pa