O termo arquitetura bioclimática ou vernacular surgiu com princípio de se aproveitar as características locais desejáveis enquanto se evitavam as indesejáveis.
Embora seja um termo novo, os princípios da arquitetura bioclimática têm sido praticada desde a Antiga Roma, quando o imperador Ulpiano criou uma lei para garantir ao povo romano do século II d.C. o direito ao sol. Também existiam os sistemas para aquecimento de água e ambiente denominados, respectivamente, Calidarium e Ipocausto.
Fonte: http://www.arq.ufsc.br
Nos Estados Unidos, no deserto do Colorado, o povo construía suas habitações protegidas do sol pelas encontas de pedras, denominadas construções de Mesa Verde. No verão, quente e seco, as residências ficavam sombreadas, no inverno, com a inclinação mais baixa do sol as residências eram aquecidas. O calor armazenado na rocha das encostas durante o dia é devolvido ao interior das habitações à noite, garantindo o conforto térmico.
Fonte: http://www.arq.ufsc.br
No Norte da China, onde o clima é severo, foram construídas casas subterrâneas. A temperatura abaixo do solo é mais amena, compensando os extremos da temperatura do ar (alta durante o dia e baixa à noite).
Fonte: http://www.arq.ufsc.br
Fontes:
Aula da Professora Luciana Aparecida - Engenharia Civil - UVV
Comentários
Postar um comentário