Governo do Estado de São Paulo, por meio da Sabesp, anuncia a criação do Parque Sabesp Mooca, localizado na esquina da avenida Paes de Barros com a Rua Sebastião Preto. O parque terá 21.200 m² e contará com o plantio de 200 árvores e cerca de 3 mil arbustos e trepadeiras.
Orçada em R$ 10,5 milhões, o projeto prevê área verde, pista para caminhada, espaço para prática de esportes, bicicletário e playground. Ainda propõe a restauração do reservatório, que se mantém em atividade, em um "Museu da Água", com a criação de espaços informativos sobre a captação de água, armazenamento, tratamento, tecnologias sustentáveis, distribuição e consumo da água e a história da companhia.
O projeto utiliza o que existe de mais moderno e ambientalmente correto em sistemas construtivos:
- utilização de sistemas pré-fabricados;
- conceito de obra seca;
- manutenção da arborização existente e ampliação dela com espécies nativas;
- utilização de pisos drenantes nos pavimentos e passeios públicos, aumentando a permeabilidade dos solos;
- alargamento dos passeios;
- utilização das diretrizes de acessibilidade e desenho universal
- criação de bicicletários para incentivar o uso deste meio de transporte
- entre outros.
Um dos objetivos para a criação do parque é a oferta de uma nova área verde para que os moradores do bairro (mais de 75 mil) possam se divertir e ao mesmo tempo se informar sobre a importância da água, a preservação dos recursos hídricos e a história do saneamento no Estado. O local deve abrir as portas em agosto de 2014.
Fonte:
* Site da SABESP.
* Ver também post: "Construção Seca - conceitos novos de engenharia!".
Comentários
Postar um comentário