Pular para o conteúdo principal

“Bairro Solar” no ES


  Fonte: Revista Leia

Localizado no município da Serra,  no Espírito Santo, o “Bairro Solar” é o primeiro bairro no estado a utilizar energia solar e também o maior do Brasil com este sistema. A iniciativa faz parte do Programa “Boa Energia Solar” da EDP Escelsa.  A implantação do “Bairro Solar” é uma ação do Governo do Estado, por meio da Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe) e a concessionária de energia elétrica.

O projeto Boa Energia Solar está sendo desenvolvida nos bairros Serra Dourada I, II e III e consiste na instalação de painéis solares nas residências para aquecimento de água, permitindo, assim, a substituição dos chuveiros elétricos existentes nas casas por outros mais eficientes.

Aproximadamente 2.062 residências já contam com os painéis solares instalados. A instalação painéis, o reservatório térmico para armazenamento, os misturadores de água quente e fria para regular a temperatura até que a água fique agradável ao banho, além de orientações de técnicos capacitados sobre a perfeita utilização dos equipamentos, são realizados sem nenhum custo para o morador.

O sistema garante energia suficiente para aquecer a água do banho em cerva de 80% do ano. Nos dias em que não houver produção de energia solar, o chuveiro elétrico poderá ser utilizado.

Os moradores também receberam lâmpadas fluorescentes, compactas e econômicas, em substituição às incandescentes convencionais e orientações sobre o uso eficiente e seguro da energia elétrica.


Fonte:
* Secretária de Desenvolvimento do ES.

Comentários

  1. Um Coletor Solar ou também chamado de Painel Solar Plano, e um Acumulador ou também conhecido como Boiler..Pelo visto e tamanho esse acumulador deve suportar entre 100 a 150 litros de água..E por acaso a EDP é a Companhia de Energia ca de Portugal.
    Estou adorando suas postagens..UMA ESPETACULO DE INICIATIVA A SUA JOSIANE.

    Energias Renováveis.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada! É bom poder compartilhar conhecimentos, informações. Também aprendo muito com comentários como os seus. Obrigada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é necessário para um projeto ser aprovado na prefeitura?

No Brasil, praticamente todas as prefeituras exigem os mesmos documentos, dados e informações na aprovação de um projeto. Em geral, para que um projeto seja aprovado em uma prefeitura ele deve conter informações suficientes para que a obra seja construída. No mínimo o projeto deve ter: planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos. Planta Baixa Planta baixa é a projeção de um corte horizontal imaginário à uma altura que normalmente é de 1,50 m do piso de uma construção futura. Essa altura é utilizada por ser ideal para captar os vãos das aberturas, como portas, janelas, basculas, para serem vistos e representados em planta. A planta nos permite visualizar e entender como ficará a construção: locais das paredes, vãos, cômodos, etc. Haverá uma planta baixa para cada um dos pavimentos da edificação. Fonte: Cadklein. A representação gráfica fi

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011. OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom . Fontes:   * Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!   * Site do Planalto. Acesse Aqui!

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes. No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo. A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo pa