Pular para o conteúdo principal

Casa Ecológica - Exemplo

  • Casa de palha e saco de areia em Londres, Inglaterra

Este projeto dos arquitetos Sarah Wigglesworth e Jeremy Till, é uma das primeiras construções com palha em um ambiente urbano.

A construção com fardos de palha teve origem em Nebraska, há aproximadamente um século, mas somente há 15 anos seu uso começou a se espalhar pelo resto do mundo. Esta antiga técnica consiste em empilhar fardos de palhas, como se fossem grandes blocos de construção, garantindo a estrutura e isolamento, em seguida, aplica-se cal nas partes internas e externas.

A palha é uma matéria-prima agrícola que permite construções rápidas e baratas. É um material renovável e reciclável, com muito pouco impacto ambiental e com boas propriedades térmicas e acústicas.


    • Algumas propostas ecológicas da residência

      1. Construção a base de fardos de palha e sacos de areia;
      2. Telhado verde;
      3. Como a construção esta localizada próximas a trilhas de trens, para atenuar o barulho dos trens, o muro próximos as vias ferroviárias foram revestidos por um empilhamento de sacos recheados com uma mistura de areia, cimento e cal;
      4. Chaminé de ventilação acima da despensa;
      5. Ventilação natural por efeito da chaminé na torre da biblioteca;
      6. Painéis fotovoltaicos;
      7. Pilares de gabiões com blocos de concreto reciclados;
      8. Ranhuras para deixar o ar fresco entrar;
      9. Vidros duplos de alto desempenho na fachada sul;
      10. Reúso de água cinza;
      11. Horta.

 Fonte: Livro 25 Casas Ecológicas - Gauzin-Müller, D.

                                            Fonte: Livro 25 Casas Ecológicas - Gauzin-Müller, D.

           Fonte: Livro 25 Casas Ecológicas - Gauzin-Müller, D.

                                         Fonte: Livro 25 Casas Ecológicas - Gauzin-Müller, D.

                                             Fonte: Livro 25 Casas Ecológicas - Gauzin-Müller, D.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…