Pular para o conteúdo principal

Tornando seu empreendimento mais sustentável

Qualquer tipo de empreendimento pode se tornar mais sustentável, desde o mercadinho da esquina a uma imensa fazenda de cacau. Mas então o que é preciso para isso?

Primeiro é necessário conhecer bem o seu negócio e seu processo produtivo, pois assim será mais fácil identificar falhas e desperdícios. Nesse ponto os funcionários pode contribuir muito, pois estão mais próximos e mais por dentro do processo produtivo.

Além disso é necessário que seus gestores tenham muito bom senso e estejam dispostos a combater os desperdícios, a poluição, reduzir os impactos negativos de seus produtos e serviços.

Existem uma variedade de medidas que podem ser implantadas em uma empresa para torná-la mais sustentável, algumas mais simples e outras que exige um pouco mais de esforço.

Em algumas indústrias, por exemplo, é possível vender seus resíduos para outras empresas. Para isso basta fazer a segregação correta e pesquisar possíveis compradores, que inclusive muitas as vezes, vão buscar os resíduos, não sendo necessário arcar com o transporte. Isso gera uma redução do volume para o aterro e, consequentemente, redução de gastos com os mesmos e também o lucro da venda.

Outra medida é o aproveitamento de água no processo produtivo, isso contribui na redução na captação o volume de água, economizando os gastos com a compra de água.

Um exemplo:

A empresa norte-americana 3M, fabricante de alguns produtos famosos como o durex e o post-it, foi uma das pioneiras na incorporação da ecoeficiência em seu processo produtivo. Em 1975, iniciou o Programa Pollution Prevention Pays (3P - Prevenir a Poluição Compensa), após algumas mudanças em procedimentos para evitar a geração de resíduos na fonte, deixou de emitir cerca de 857 mil toneladas de poluentes.  

Em um de seus armazéns, em Sumaré (SP), com algumas alterações em sua estrutura,  como a abertura de janelas laterais, permitindo a entrada de luz natural, o clareamento das paredes e a substituição de telhas opacas por outras transparentes foi possível dispensar a iluminação elétrica durante o dia. Assim, a empresa deixou de gastar cerca de 44200 Kwh/mês, energia suficiente para abastecer aproximadamente 200 residências.

Diminuir impactos negativos é possível e muitas vezes não é necessário gastar muito e nem mudar tanto o processo produtivo ou a infraestrutura do estabelecimento, no entanto, é necessário muita vontade de querer mudar e tornar-se seu empreendimento mais sustentável e isso, consequentemente, trará benefícios para a empresa, tornando-a mais atrativa no mercado, sem contar as economias e para a preservação do meio ambiente.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é necessário para um projeto ser aprovado na prefeitura?

No Brasil, praticamente todas as prefeituras exigem os mesmos documentos, dados e informações na aprovação de um projeto. Em geral, para que um projeto seja aprovado em uma prefeitura ele deve conter informações suficientes para que a obra seja construída. No mínimo o projeto deve ter: planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos. Planta Baixa Planta baixa é a projeção de um corte horizontal imaginário à uma altura que normalmente é de 1,50 m do piso de uma construção futura. Essa altura é utilizada por ser ideal para captar os vãos das aberturas, como portas, janelas, basculas, para serem vistos e representados em planta. A planta nos permite visualizar e entender como ficará a construção: locais das paredes, vãos, cômodos, etc. Haverá uma planta baixa para cada um dos pavimentos da edificação. Fonte: Cadklein. A representação gráfica fi

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011. OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom . Fontes:   * Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!   * Site do Planalto. Acesse Aqui!

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes. No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo. A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo pa