Pular para o conteúdo principal

Programa Ambiental Lagoa Limpa: lagoa Rodrigo de Freitas muito mais agradável!

Localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, a lagoa Rodrigo de Freitas é um dos principais pontos turísticos da cidade, cartão postal do Rio e conhecida como o “Coração do Rio de Janeiro” devido ao seu formato semelhante a um coração. É também palco para várias atividades de lazer, como corridas e caminhadas, andar de patins e bicicleta, passeio de pedalinho, sem contar na famosa árvore natalina da lagoa, etc.

Por um longo período a lagoa sofreu uma série de impactos: despejos de efluentes, principalmente, domésticos; o progressivo processo de aterro de suas margens gerou uma perda de aproximadamente 50% de seu espelho d’água original; grande aporte de matérias em suspensão (sedimentos) acarretando pontos de assoreamento. Mas graças ao Projeto Lagoa Limpa, ela está quase toda despoluída, assim todas as atividades citadas acima podem ser hoje mais agradavelmente desfrutada por turistas e moradores.

O projeto quase em fase de conclusão foi idealizado pelo grupo EBX e executado em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem como objetivo contribuir para a recuperação ambiental da Lagoa, buscando desenvolver soluções para reverter o seu processo degradação ambiental.

A ausência de cheiro é apenas um dos indícios do sucesso do projeto. O índice de coliformes fecais presentes na água também foi reduzida (16000 por 100 mililitros para quase 1300), quase dentro do estabelecido pelo Conama (1000 por 100 mililitros).

Espera-se com o projeto obter uma lagoa de recreação de contato primário, com a possibilidade de esportes aquáticos, onde as pessoas possam ter contato com a água por mais tempo.



Fonte: Projeto Ambiental Lagoa Limpa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é necessário para um projeto ser aprovado na prefeitura?

No Brasil, praticamente todas as prefeituras exigem os mesmos documentos, dados e informações na aprovação de um projeto. Em geral, para que um projeto seja aprovado em uma prefeitura ele deve conter informações suficientes para que a obra seja construída. No mínimo o projeto deve ter: planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos. Planta Baixa Planta baixa é a projeção de um corte horizontal imaginário à uma altura que normalmente é de 1,50 m do piso de uma construção futura. Essa altura é utilizada por ser ideal para captar os vãos das aberturas, como portas, janelas, basculas, para serem vistos e representados em planta. A planta nos permite visualizar e entender como ficará a construção: locais das paredes, vãos, cômodos, etc. Haverá uma planta baixa para cada um dos pavimentos da edificação. Fonte: Cadklein. A representação gráfica fi

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011. OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom . Fontes:   * Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!   * Site do Planalto. Acesse Aqui!

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes. No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo. A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo pa