Pular para o conteúdo principal

‘NOTÍCIAS: Outdoor gera água potável no Peru usando ar.’

A Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC - Universidad de Ingeniería & Tecnología) na cidade de Lima, no Peru, se uniu com a agência de publicidade Mayo Publicidad para criar uma campanha que divulgasse a universidade e também mostrar possíveis soluções para problemas como a falta de água de algumas regiões.

Dessa forma, foi criado um outdoor que produz água potável a partir da umidade do ar. A estrutura conta com cinco purificadores de água e um tanque de armazenamento.

Em três meses de operação, o outdoor já gerou 9450 litros de água, que abastecem centenas de famílias por mês. Por dia, o outdoor produz cerca de 100 litros de água própria para consumo humano...


Fonte: Revista Exame

Para conferir a notícia na íntegra na Revista Exame: Acesse Aqui!

*   *   *   *   *

Muitas regiões do planeta sofrem com a falta de água, por isso em muitos locais as pessoas acabam tendo que consumir águas contaminadas. Dessa forma, o desenvolvimento de novas tecnologias capazes de produzir água potável nessas regiões é de suma importância na melhoria da qualidade de vida da população, principalmente no que diz respeito a saúde das pessoas.

A escassez de água não é um problema novo e muito menos sem solução, existem várias pesquisas ao redor do mundo que visa o desenvolvimento de tecnologias para criar fontes alternativas de água: o reúso de água cinza em edificações, reaproveitamento da água da chuva, dessalinização da água do mar, entre outras. Mas também é necessário e importante participação das pessoas, em especial, no que diz respeito a redução do consumo de água

Comentários

  1. Olá boa noite eu que estou a comentar em seu blog, sou brasileiro mas mora em portugal e em termos de Eólicas que é uma fonte renovável inesgotável assim como a Solar, aqui na europa os países incentivam a instalarem Energias Renováveis, abaixando o imposto, reduzindo taxas moderadoras, até os países mais emergentes e pequenos aqui na europa ajudam em incentivos fiscais, isso proporciona uma qualidade de vida melhor e sem impactos a natureza.

    E pegando o gancho dessa matéria q vc postou, sobre o Outdoor, fornecer agua potável, á uma Turbina Eólica de Grande Potência e capta a humidade do ar, e a transforma em agua potável alem da energia q ela produz, tenho a imagem da turbina exteriormente , mas nao consegui compartilhar aqui cntg.

    E como eu disse a ti , um belo blog o seu, com intuito de preservar o MEIO AMBIENTE.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Também não sei como compartilhar imagens, verifiquei em configurações mas não tinha nada bloqueado...

    Se quiser me enviar por email: [email protected] , aí posso incluir no post e colocar suas referências...

    Obrigada!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…