Pular para o conteúdo principal

Telhados e paredes verdes - integração casa e natureza

Nos últimos anos o setor de construção civil tem manifestado um significativo interesse no desenvolvimento de empreendimentos que adotem medidas de sustentabilidade, buscando alternativas que reduzem os efeitos da poluição e ampliem as áreas verdes nos centros urbanos.  Algumas dessas soluções são os telhados e paredes verdes.

Telhados verdes

Também denominado de ‘cobertura verde’, ‘jardim suspenso’, ‘ecotelhado’ ou ‘teto verde’ é uma tipo de cobertura vegetal instalada na cobertura de prédios, residências, etc. Podem ser instalados sobre lajes ou telhados.

É possível fazer um telhado só com gramas.

                  Fonte: Ecotelhado

Ou pode também ser utilizados plantas, e até mesmo podem ser feitas hortas nas coberturas.

               Fonte: Ecotelhado - Loja C&A, Porto Alegre - RS.


Paredes verdes

Também conhecido como ‘jardim vertical’, ‘ecoparede’, ‘fachada verde’, entre outras denominações é um sistema de revestimento de paredes com vegetações.

Para não passar umidade para o prédio, o jardim é montado destacado da parede.

Alguns exemplos:

                               Fonte: Ecotelhado - Brise Vegetal na Feevale, Novo Hamburgo - RS



                                  Fonte: Ecotelhado - Shopping Paseo Zona Sul, Porto Alegre - RS.



    Fonte: Ecotelhado - Banco Sicredi, Pelotas - RS.



Vantagens das paredes e telhados verdes

  • Isolamento térmico - melhoram a eficiência energética do edifício, economizando energia;

  • Melhoram a qualidade do ar exterior e interior e reduzem a emissão de poluentes;

  • Isolamento acústico - diminuem o ruído interior transmitido do exterior através da parede;

  • Retêm e filtram a água da chuva diminuindo o risco de inundações e a contaminação dos rios e ribeiras pela mistura da água que “lava” as ruas e passeios com poluentes;

  • Aumentam a saúde e o bem-estar através da sensação de conforto transmitido pelas plantas e pela natureza;

  • Promovem a biodiversidade de espécies vegetais e animais (insetos, pássaros, etc.) e o equilíbrio da estrutura ecológica urbana;

  • Aumentam as áreas verdes urbanas;

  • Potenciam a criação de hortas urbanas e o cultivo de alimentos próprios;

  • Melhoram a estética do edifício (e da área urbana no geral) aumentando o valor da propriedade;


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!