Antiga Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) - Disponível em http://www.mar.mil.br/secirm/proantar.htm. [Acessado em 5 de janeiro de 2013].
Será
lançado esse mês (janeiro de 2013), o edital do concurso de
arquitetura para a reconstrução da nova base científica brasileira na
Antártica - a Estação Comandante Ferraz, destruída em fevereiro de 2012
por um incêndio. Uma das exigências é que toda a energia da estação seja
proveniente de fontes renováveis.
Outro ponto que terá destaque no edital é a destinação dos resíduos, que devem ser armazenados para depois serem retirados da base. O projeto da nova estação também tem que contemplar uma solução para o acúmulo de gelo e neve no inverno. O valor do projeto está estimado em R$ 100 milhões...
Para conferir a notícia na íntegra na Exame.com: Acesse Aqui!
* * * * *
Existem evidências de que as pesquisas realizadas na Antártica são importantes não só para o Brasil como para todo o planeta, pois ajuda a compreender os fenômenos naturais ocorridos lá e sua possível repercussão em outras regiões.
Com o Tratado da Antártica para Proteção ao Meio Ambiente, conhecido com o Tratado de Madri, a região tornou-se uma reserva natural destinada à ciência. Até o ano de 1947 está proibido a exploração econômica dos recursos minerais. Lá são desenvolvidos projetos para estudar as mudanças ambientais globais, identificar os recursos naturais, entre outros.
Leia também:
Comentários
Postar um comentário