Pular para o conteúdo principal

‘NOTÍCIAS: Governo concede Selo Verde para 90 condomínios no estado do Rio de Janeiro.’

A Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA) concedeu seu Selo Verde para 90 empreendimentos. A iniciativa é uma parceria do governo com a Associação Brasileira de Administradores de Imóveis (Abadi) e com o Sindicato de Habitações do Rio de Janeiro (Secovi-RJ).

Para conseguir a certificação, é preciso que o condomínio adote pelo menos duas medidas socioambientais promovidas pela SEA, como a Coleta Seletiva Solidária e o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove)...

Para conferir a notícia na íntegra na Revista Construção Mercado: Acesse Aqui!

*   *   *   *   *

Os incentivos por parte do governo na preservação ambiental, a criação de selos e de certificações ambientais, estimulam  as empresas, indústrias e o consumidor a incluir em sua cultura a adoção de medidas sustentáveis.

Outro incentivo interessante, adotado por algumas prefeituras paulistas, é a implantação do IPTU Verde, que beneficia com descontos no imposto aqueles que executam ações ambientais. Os descontos são obtidos de acordo com cada medida ambiental implantada e com cada prefeitura e são mantidos durante cinco anos consecutivos, depois cessa o benefício.

Comentários

  1. Oi Josiane.
    Fui à pagina da SEA e não tem instruções de como meu condomínio receberia o selo verde. Nós já temos coleta seletiva, coleta de oleo etc.
    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente no site não tem informações detalhadas de como adquirir o selo verde,
      o ideal seria ir pessoalmente lá, infelizmente, eles sempre dificultam as coisas, cheguei a enviar um email mas até o momento não recebi uma resposta.

      Endereço:
      Av. Venezuela, nº 110 - 5º andar (próximo à Praça Mauá)
      Centro, Rio de Janeiro
      RJ, Brasil 20081-312 / Telefone: (21) 2332-5609

      Sucesso para seu condomínio e o selo verde, sei que as coisas são muito burocráticas mas vale a pena insistir.

      Conseguindo mais informações, coloco aqui no blog.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reforma de casa também precisa de autorização da prefeitura?

Com o passar do tempo é normal que um imóvel necessite de alguma mudanças, seja devido a alguns degastes ou só por um desejo do morador de renovar a casa, deixando-a mais confortável e bonita. Portanto, antes de iniciar uma obra é importante consultar um especialista na área (arquiteto ou engenheiro civil) para orientar nos procedimentos a serem tomados.

Algumas reformas podem ser realizadas sem a aprovação da prefeitura, como pinturas, substituição de portas e pisos, no entanto, qualquer intervenção que modifique a concepção original, em que haja acréscimo ou supressão de área do imóvel em relação ao projeto original ou que altere a mudança do seu uso (de residencial para comercial, por exemplo) precisam obrigatoriamente de Alvará de Aprovação de Reforma que é solicitado na Prefeitura mediante a apresentação do projeto com as devidas alterações. Também é necessário ficar atentos aos entulhos gerados na reforma, que devem ser descartados em caçambas regularizadas pela prefeitura.
Cada…

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!

Tratamento de Esgoto - Parte II

Tratamento Preliminar

O tratamento preliminar objetiva principalmente à remoção de sólidos grosseiros e areia, através de mecanismos físicos. Essa etapa do tratamento é composto basicamente por grades, desarenador (caixa de areia) e um medidor de vazão (ex: calha Parshall) (ver figura abaixo).

Adaptado de Von Sperling, 2005.
GradesAs grades são responsáveis pela remoção dos sólidos grosseiros. No gradeamento, o material de dimensões maiores do que o espaçamento entre as barras é retido. A remoção desse material retido pode ser manual ou mecanizada, que irá depender do tipo de grades utilizada em cada ETE.

Finalidades da remoção de sólidos grosseiros: Proteger as unidades de tratamento subsequentes; Proteger as bombas e tubulações (dispositivos de transporte do esgoto); Proteger os corpos receptores.
Desarenadores (caixa de areia)
Os desarenadores são responsáveis pela remoção da areia contida nos esgotos. Através do mecanismo de sedimentação, os grãos de areia, por terem maiores dime…