Pular para o conteúdo principal

‘NOTÍCIAS: Governo concede Selo Verde para 90 condomínios no estado do Rio de Janeiro.’

A Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA) concedeu seu Selo Verde para 90 empreendimentos. A iniciativa é uma parceria do governo com a Associação Brasileira de Administradores de Imóveis (Abadi) e com o Sindicato de Habitações do Rio de Janeiro (Secovi-RJ).

Para conseguir a certificação, é preciso que o condomínio adote pelo menos duas medidas socioambientais promovidas pela SEA, como a Coleta Seletiva Solidária e o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove)...

Para conferir a notícia na íntegra na Revista Construção Mercado: Acesse Aqui!

*   *   *   *   *

Os incentivos por parte do governo na preservação ambiental, a criação de selos e de certificações ambientais, estimulam  as empresas, indústrias e o consumidor a incluir em sua cultura a adoção de medidas sustentáveis.

Outro incentivo interessante, adotado por algumas prefeituras paulistas, é a implantação do IPTU Verde, que beneficia com descontos no imposto aqueles que executam ações ambientais. Os descontos são obtidos de acordo com cada medida ambiental implantada e com cada prefeitura e são mantidos durante cinco anos consecutivos, depois cessa o benefício.

Comentários

  1. Oi Josiane.
    Fui à pagina da SEA e não tem instruções de como meu condomínio receberia o selo verde. Nós já temos coleta seletiva, coleta de oleo etc.
    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente no site não tem informações detalhadas de como adquirir o selo verde,
      o ideal seria ir pessoalmente lá, infelizmente, eles sempre dificultam as coisas, cheguei a enviar um email mas até o momento não recebi uma resposta.

      Endereço:
      Av. Venezuela, nº 110 - 5º andar (próximo à Praça Mauá)
      Centro, Rio de Janeiro
      RJ, Brasil 20081-312 / Telefone: (21) 2332-5609

      Sucesso para seu condomínio e o selo verde, sei que as coisas são muito burocráticas mas vale a pena insistir.

      Conseguindo mais informações, coloco aqui no blog.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…