Pular para o conteúdo principal

‘NOTÍCIAS: Governo concede Selo Verde para 90 condomínios no estado do Rio de Janeiro.’

A Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA) concedeu seu Selo Verde para 90 empreendimentos. A iniciativa é uma parceria do governo com a Associação Brasileira de Administradores de Imóveis (Abadi) e com o Sindicato de Habitações do Rio de Janeiro (Secovi-RJ).

Para conseguir a certificação, é preciso que o condomínio adote pelo menos duas medidas socioambientais promovidas pela SEA, como a Coleta Seletiva Solidária e o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove)...

Para conferir a notícia na íntegra na Revista Construção Mercado: Acesse Aqui!

*   *   *   *   *

Os incentivos por parte do governo na preservação ambiental, a criação de selos e de certificações ambientais, estimulam  as empresas, indústrias e o consumidor a incluir em sua cultura a adoção de medidas sustentáveis.

Outro incentivo interessante, adotado por algumas prefeituras paulistas, é a implantação do IPTU Verde, que beneficia com descontos no imposto aqueles que executam ações ambientais. Os descontos são obtidos de acordo com cada medida ambiental implantada e com cada prefeitura e são mantidos durante cinco anos consecutivos, depois cessa o benefício.

Comentários

  1. Oi Josiane.
    Fui à pagina da SEA e não tem instruções de como meu condomínio receberia o selo verde. Nós já temos coleta seletiva, coleta de oleo etc.
    Mauricio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente no site não tem informações detalhadas de como adquirir o selo verde,
      o ideal seria ir pessoalmente lá, infelizmente, eles sempre dificultam as coisas, cheguei a enviar um email mas até o momento não recebi uma resposta.

      Endereço:
      Av. Venezuela, nº 110 - 5º andar (próximo à Praça Mauá)
      Centro, Rio de Janeiro
      RJ, Brasil 20081-312 / Telefone: (21) 2332-5609

      Sucesso para seu condomínio e o selo verde, sei que as coisas são muito burocráticas mas vale a pena insistir.

      Conseguindo mais informações, coloco aqui no blog.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é necessário para um projeto ser aprovado na prefeitura?

No Brasil, praticamente todas as prefeituras exigem os mesmos documentos, dados e informações na aprovação de um projeto. Em geral, para que um projeto seja aprovado em uma prefeitura ele deve conter informações suficientes para que a obra seja construída. No mínimo o projeto deve ter: planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos. Planta Baixa Planta baixa é a projeção de um corte horizontal imaginário à uma altura que normalmente é de 1,50 m do piso de uma construção futura. Essa altura é utilizada por ser ideal para captar os vãos das aberturas, como portas, janelas, basculas, para serem vistos e representados em planta. A planta nos permite visualizar e entender como ficará a construção: locais das paredes, vãos, cômodos, etc. Haverá uma planta baixa para cada um dos pavimentos da edificação. Fonte: Cadklein. A representação gráfica fi

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes. No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo. A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo pa

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011. OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom . Fontes:   * Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!   * Site do Planalto. Acesse Aqui!