Pular para o conteúdo principal

Construção Sustentável – Parte II

Qualidade ambiental interna e externa

  • Evitar danos a fauna e flora local;
  • Evitar ao máximo a impermeabilização do solo;
  • Projetar utilizando técnicas que permitam uma construção mais econômica, menos poluente e com menor impacto ao meio ambiente;
  • Planejar toda a obra e futura operação do edifício procurando minimizar a geração de lixo e resíduos;
  • Promover segurança interna e externa do edifício e seus usuários;
  • Evitar todo e qualquer tipo de contaminação, degradação e poluição de qualquer natureza,visual, sonora, ar, luminosa, etc;
  • Implantação  e  otimização  de  todos  os  recursos;
  • Evitar  grandes  movimentos  de  terra,  preservando  sempre  que  possível  a  conformação original do terreno;
  • Elaborar  um  plano  eficiente  de  drenagem  do  solo  para  durante  e após  a  execução  das obras, evitando-se danos como erosão ou rebaixamento de lençol freático.


Fonte:
* ASBEA - Recomendações básicas para projetos de arquitetura.


Veja também:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!