Pular para o conteúdo principal

Empresa Sol Pedras - Programa Resíduo Zero para Marmorarias

A Sol Pedras é uma empresa do setor de rochas ornamentais voltada à fabricação e comercialização de produtos de marmoraria, paisagismo e decoração , localizada no município de Foz do Iguaçu, Paraná, na região da tríplice fronteira Brasil-Paraguai-Argentina, desde 1995.

Através do “Inventa Brasil”, esteve presente na 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, realizada entre 17 e 19 de outubro, em Vitória – ES. Ela utiliza os resíduos derivados do seu processo produtivo na marmoraria para ciclos de reciclagem produzindo  mosaicos, seixos e britas, entre outros. Eu tive a oportunidade de estar em contato com esses produtos na feira: os mosaicos são bem diferentes, bonitos e não parecem ter sido feitos de resíduos de pedra.  

A Sol Pedras apresentou o Programa Resíduo Zero para Marmorarias no “Inventa Brasil” - 2ª Feira Internacional de Inovações Rurais. Teve seu trabalho reconhecido no principal Estado brasileiro em extração e beneficiamento de rochas ornamentais ao ser agraciada com as medalhas de ouro (1° Lugar) na categoria Infraestrutura e de prata (2° Lugar) na categoria Sustentabilidade Ambiental.


Um pouco sobre o Programa Resíduo Zero para Marmorarias

Em 2009, a empresa iniciou a implantação do programa, com a finalidade de suprir a ausência de políticas públicas específicas à coleta seletiva de resíduos de marmoraria na região.

Dessa forma, a empresa vem adotando várias medidas visando a eliminação de resíduos no seu processo produtivo:


  • Aproveitamento de resíduos de mármores, granitos e pedras brutas decorativas para a produção de mosaicos artesanais;


Fonte: Folder da empresa

  • Aproveitamento de resíduos da pedra bruta para a produção do seixo;

Fonte: Folder da empresa

  • Aproveitamento dos resíduos não aproveitáveis para mosaicos ou seixos na produção da brita;

Fonte: Folder da empresa

  • Implantação de Coleta Seletiva nos ambientes administrativos e  industriais;

Além dessas ações, a empresa capta e reaproveita as águas pluviais no processo de industrialização e iniciou esse ano a participação no projeto “Green Steps”, contribuindo para retirada do carbono da atmosfera e buscando minimizar o impacto ambiental em todo o processo produtivo.

É interessante ver o que pode ser feito através do aproveitamento de resíduos e saber que as empresas estão cada vez mais interessadas e voltadas a uma produção mais sustentável, respeitando o meio ambiente e as futuras gerações.

Acesse Aqui - Para visitar o site da empresa e conhecer um pouco mais sobre seus projetos e produtos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…