Pular para o conteúdo principal

Tratamento de esgoto mais eficiente: eliminação de matéria orgânica e nitrogênio em um mesmo reator.


Trata-se de um sistema desenvolvido pelo engenheiro ambiental Rafael Brito de Moura, durante seu mestrado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. O equipamente remove o nitrogênio e reduz ao mesmo tempo a quantidade de matéria orgânica de forma mais simples e com menor custo.

O sistema de tratamento

O sistema de tratamento é composto por um único reator, com formato de um cilindro com diâmetro interno de 14,5 cm e 80 cm de altura. Dentro do reator há também outros 13 cilindros ou bastões recobertos por espuma de poliuretano, com 3 cm de diâmetro e 60 cm de altura, que servem como material suporte para o desenvolvimento dos microrganismos responsáveis pelo processo.

Durante a pesquisa foi utilizado esgoto sintético, produzido pelo próprio pesquisador, simulando o efluente sanitário.



Disponível em www.usp.br. [Acessado em 15 de outubro de 2012].

Tratamento

Fixas à espuma de poliuretano, principalmente na região externa de cada cilindro, se desenvolvem as bactérias nitrificantes, enquanto as desnitrificantes se desenvolvem principalmente na área interna da espuma de poliuretano.

O esgoto é colocado no reator e as bactérias nitrificantes atuam oxidando as moléculas de nitrogênio presentes nos detritos e as transformando em nitratos, uma molécula composta por um átomo de nitrogênio e três de oxigênio. Nesta primeira fase, ocorre a oxidação do nitrogênio, necessitando duas horas de aeração no reator.

Na segunda fase, desliga-se a aeração por uma hora para potencializar a atuação das bactérias desnitrificantes, em que o oxigênio é dispensável. Estas bactérias transformam o nitrato em nitrogênio gasoso, que pode ser liberado para a atmosfera. Também ocorre a redução da quantidade de carbono do esgoto, pois para que seja realizada, há a necessidade de obtenção de energia e esta vem a partir da liberação de elétrons dos carbonos presentes nas matérias orgânicas do esgoto, como restos de comida, folhas e animais mortos.

Diferencial do sistema

As bactérias nitrificantes e desnitrificantes apresentam características distintas, sendo que as  primeiras necessitam de oxigênio para seu desenvolvimento enquanto as segundas precisam de um ambiente sem oxigênio. Dessa forma, elas precisam de ambientes distintos para se desenvolverem, por isso, normalmente quando se quer remover nitrôgenio são utilizados dois ou mais reatores. Segundo Moura, a ideia da pesquisa foi desenvolver um reator que permitisse o desenvolvimento dos dois grupos de bactérias em um mesmo ambiente e assim, reduzir custos tanto na operação quanto na construção do sistema.


Mini Glossário

  • Bactérias nitrificantes - transformam o nitrogênio na forma de amônia em nitratos.
  • Bactérias desnitrificantes - transformam nitratos em gás nitrogênio.

Fontes

  • MOURA,  R.  B. Desempenho  de  um reator vertical  de  fluxo  contínuo  e  leito  estruturado com recirculação do efluente, submetido à aeração intermitente, na remoção de carbono e nitrogênio  de  um  efluente  sintético. Dissertação  (Mestrado) – Escola  de  Engenharia  de  São Carlos,  Departamento  de  Hidráulica  e  Saneamento,  Universidade  de  São  Paulo,  São  Carlos, 2011.
  • Reportagem: “Reator único remove nitrogênio e reduz carbono de esgotos” - Site notícias da USP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é necessário para um projeto ser aprovado na prefeitura?

No Brasil, praticamente todas as prefeituras exigem os mesmos documentos, dados e informações na aprovação de um projeto. Em geral, para que um projeto seja aprovado em uma prefeitura ele deve conter informações suficientes para que a obra seja construída. No mínimo o projeto deve ter: planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos. Planta Baixa Planta baixa é a projeção de um corte horizontal imaginário à uma altura que normalmente é de 1,50 m do piso de uma construção futura. Essa altura é utilizada por ser ideal para captar os vãos das aberturas, como portas, janelas, basculas, para serem vistos e representados em planta. A planta nos permite visualizar e entender como ficará a construção: locais das paredes, vãos, cômodos, etc. Haverá uma planta baixa para cada um dos pavimentos da edificação. Fonte: Cadklein. A representação gráfica fi

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011. OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom . Fontes:   * Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!   * Site do Planalto. Acesse Aqui!

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes. No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo. A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo pa