Pular para o conteúdo principal

Reforma do Maracanã com selo LEED

Conforto e segurança não são as únicas prioridades do projeto de reforma do Maracanã, a sustentabilidade também é um dos parâmetros do projeto. Para alcançar o status de ecologicamente correto, estão sendo realizadas várias melhorias e modificações com base no sistema LEED (Leardership in Energy and Environmental Design), do Green Building Council Brasil, certificação concedida a empreendimentos com alto desempenho ecológico.

Basicamente a certificação LEED é dividida em quatro categorias:

  • Certificado: 40 - 49 créditos
  • Prata: 50 - 59 crédios
  • Ouro: 60 - 79 créditos
  • Platina: 80 - 110 créditos

No caso do Maracanã, a certificação é a básica “Certificado”, para isso é necessário estar próximo a 40 pontos. Dessa forma, estão sendo adotadas algumas medidas, tanto no decorrer da obra, que são provisórias, e outras que permaneceram após o término de reforma.

Algumas estratégias adotadas no decorrer da reforma visando a sustentabilidade do projeto:

  • Prevenção contra a poluição do solo, água e ar;
  • Proteção dos bueiros;
  • Trincheiras drenante - objetivo é quando chover impedir o carreamento de terra;
  • Trincheira de tapume;
  • Identificação e proteção de todas as árvores no entorno da obra;
  • Trabalho de Educação ambiental com os colaboradores da obra;
  • Concreto oriundas da demolição são passados por um britador, ´separa-se a armação que segue para a reciclagem e uma quantidade significativa do concreto pode ser reutilizado na própria reforma;
  • Ao remover a grama do campo foi encontrado um solo de alto teor orgânico, que foi conservado e destinado ao paisagismo e agricultura;
  • Como estratégia de retenção de sedimento dentro da obra foi utilizado o lava rodas, que seria um procedimento de lavagem das rodas dos caminhões antes dos mesmos sairem da área da obra e carregarem sedimentos para a cidade. Essa água de lavagem é tratada e reaproveitada para lavar outros caminhões.


Medidas sustentáveis que permaneceram no Maracanã após a reforma:

  • Uso Racional da Água
    • Coleta de água de chuva que será reutilizado nas descargas sanitárias e para irrigação do campo;
    • Recolhimento e reutilização da água utilizada na irrigação do campo de futebol.

Meta: Redução de 30% do consumo de água potável.

  • Eficiência Energética
    • Ar condicionada com alta performace, mais eficientes e com menor consumo de energia;
    • Iluminação  - utilização da tecnologia LED, mais econômica e maior durabilidade;


Fonte:

Ver também outros posts sobre a certificação LEED:

* Nova versão do selo LEED

* Certificações Ambientais para Empreendimentos - Green Buildings



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!