Pular para o conteúdo principal

Edifícios Zero NET


Também denominados de Edifícios Zero Energia ou Net Zero Energy Buildings (NZEB), trata-se de edificações que produzem a energia que consomem, podendo comprar ou não da rede pública, ou ainda vender o excedente.

A ideia é construir edifícios que gerem energia através de recursos naturais como vento, chuva, sol, marés, etc. e, não emitem gases do efeito estufa.

Características de uma edificação NZEB

  • ILuminação Natural;
  • Exploração das potencialidades do clima (free cooling);
  • Sombreamento das fachadas;
  • Teto verde;
  • Uso de energia a partir de fontes naturais permanentes;
  • Outros.

NZEB no Brasil

O primeiro sistema gerador de Zero NET do país foi instalado, em 1997, no Laboratório em Eficiência Energética das Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina. Existem outros projetos parecidos nas universidades de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do Pará, além de institutos de pesquisas e concessionárias, no entanto, a maioria ainda são projetos de pesquisa e os recursos quase sempre são limitados.

Edifícios têm um impacto significativo para o meio ambiente, principalmente no que se refere a geração e consumo de energia e para o ambiente, sendo responsáveis por cerca de 40% da energia total consumida no planeta e, consequentemente, por boa parte da emissão dos gases do efeito estufa. Assim, é necessário minimizar os impactos ambientais, incentivando projetos que visem a eficiência energética na construção de edifícios.

Fonte:
* Conferência GovEnergv 2010 - NET ZERO ENERGY BUILDINGS (NZEB).

Comentários

  1. 40% da energia total? ou 40 % das habitações urbanas não industriais
    ?

    ResponderExcluir
  2. Segundo pesquisas, os edifícios em geral, são responsáveis pelo consumo de cerca de 40 % da energia no planeta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…