Pular para o conteúdo principal

UVV lança campanha “Descarte Certo” .

A Universidade de Vila Velha (UVV-ES) está disponibilizando pontos de coleta de lixo eletrônico nas entradas das unidades acadêmicas. A iniciativa é dos cursos de Logística e Gestão Ambiental, em parceria com a empresa Revertec, empresa capixaba especializada em destinação de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos.

  • Itens que podem ser descartados

Caixas de som, desktop, estabilizador, fios/cabos, fontes, HD’s, impressoras, modem, monitores, mouses, no-breaks, notebooks, placas de circuito, roteadores, scanners, servidores, teclados, aparelhos de fax, unidades de CD/DVD/Disquete, videogames, aparelhos de DVD/Vídeo Cassete/Som, brinquedos eletrônicos, calculadoras, eletrodomésticos, aparelhos de telefone, celulares e carregadores.

  • O que não pode ser descartado nos pontos de coleta

Eletroeletrônicos como: geladeira, fogão, micro-ondas, aparelhos de televisão, lâmpadas, pilhas, baterias e tôner de impressora.


  • Período da campanha

Os pontos de coletas ficarão disponibilizados até o dia 22/10/2012.



Geralmente os eletrônicos possuem componentes tóxicos (mercúrio, cádmio, etc) e ao serem descartados inadequadamente podem poluir o meio ambiente, além de causar impactos à saúde das pessoas. O fato é que a maior parte da população não tem acesso a essas informações e dessa forma não entendem a importância de encaminhar os aparelhos eletrônicos à locais de reciclagem e, principalmente, de diminuir, quando possível, o consumo de aparelhos. Por isso a importância de campanhas contínuas e mais abrangentes, que além de promover pontos de descartes também trabalhe na conscientização das pessoas.

Ver também:

Resíduo Eletrônico ou Lixo Eletrônico.

‘NOTÍCIAS: Campanha incentiva descarte correto de lixo eletrônico.’


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!