Pular para o conteúdo principal

Urina para combater o aquecimento global



 Disponível em www.mdig.com.br. [Acessado em 21 de agosto de 2012].



Uma pesquisa realizada pelo cientista Manuel Jiménez Aguilar, vinculado ao Instituto de Pesquisa Agrícola e de Pesca do Governo Regional de Andaluzia, na Espanha, aponta a urina como reagente capaz de tirar o CO2 da atmosfera.

Segundo seus estudos, a urina contém ureia, que se decompõe à temperatura ambiente produzindo, entre outras substâncias, o amoníaco, que forma o bicarbonato de amônio absorvendo o CO2 atmosférico.

Após absorver o CO2, outra unidade de bicarbonato de amônio é produzido, o qual é usado na  China como fertilizante agrícola.

Para evitar a decomposição da urina, o pesquisador sugere a possibilidade de incluir uma pequena porção de um líquido obtido a partir da centrifugação de um tipo de azeitona, que age como conservante.

Um litro do xixi misturado com uma pequena parte deste fluido pode absorver vários gramas de gás carbônico de maneira estável e por mais de seis meses. As emissões de CO2 "podem ser reduzidas em 1%" a médio prazo. A aplicação dessa mistura pode ser feita através de filtros instalados  em chaminés domésticas e industriais, que teriam também um sistema que detectasse quando a mistura estivesse saturada de gás carbônico.

A vantagem mais importante é que a urina é um reagente produzido em abundância pelo homem (no artigo não fica claro a utilização da urina somente do homem) e encontra-se perto das fontes de poluição facilitando a sua aplicação. Para isso é necessário a implementação de outras pesquisas para elaboração de vasos sanitários que permitam a separação da urina e das fezes para posteriormente poder utilizar a urina.

Fontes:

* Artigo: “Urine Based 'Potion' Can Act as CO2 Absorbent”, publicado em Science Daily.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reforma de casa também precisa de autorização da prefeitura?

Com o passar do tempo é normal que um imóvel necessite de alguma mudanças, seja devido a alguns degastes ou só por um desejo do morador de renovar a casa, deixando-a mais confortável e bonita. Portanto, antes de iniciar uma obra é importante consultar um especialista na área (arquiteto ou engenheiro civil) para orientar nos procedimentos a serem tomados.

Algumas reformas podem ser realizadas sem a aprovação da prefeitura, como pinturas, substituição de portas e pisos, no entanto, qualquer intervenção que modifique a concepção original, em que haja acréscimo ou supressão de área do imóvel em relação ao projeto original ou que altere a mudança do seu uso (de residencial para comercial, por exemplo) precisam obrigatoriamente de Alvará de Aprovação de Reforma que é solicitado na Prefeitura mediante a apresentação do projeto com as devidas alterações. Também é necessário ficar atentos aos entulhos gerados na reforma, que devem ser descartados em caçambas regularizadas pela prefeitura.
Cada…

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!

Tratamento de Esgoto - Parte II

Tratamento Preliminar

O tratamento preliminar objetiva principalmente à remoção de sólidos grosseiros e areia, através de mecanismos físicos. Essa etapa do tratamento é composto basicamente por grades, desarenador (caixa de areia) e um medidor de vazão (ex: calha Parshall) (ver figura abaixo).

Adaptado de Von Sperling, 2005.
GradesAs grades são responsáveis pela remoção dos sólidos grosseiros. No gradeamento, o material de dimensões maiores do que o espaçamento entre as barras é retido. A remoção desse material retido pode ser manual ou mecanizada, que irá depender do tipo de grades utilizada em cada ETE.

Finalidades da remoção de sólidos grosseiros: Proteger as unidades de tratamento subsequentes; Proteger as bombas e tubulações (dispositivos de transporte do esgoto); Proteger os corpos receptores.
Desarenadores (caixa de areia)
Os desarenadores são responsáveis pela remoção da areia contida nos esgotos. Através do mecanismo de sedimentação, os grãos de areia, por terem maiores dime…