Pular para o conteúdo principal

Temporada 2012 - os pinguins estão de volta!

Disponível em http://ipram-es.blogspot.com.br. [Acessado em 24 de julho de 2012].

Nessa epóca do ano (entre os meses de julho e setembro), começam a aparecer no litoral do ES, os pinguins de Magalhães, vindos da Patagônia, na Argentina, em busca de alimentos.

Infelizmente, na maioria das vezes, esses pequenos e encantadores visitantes chegam muito delibitados, magros, hipotérmicos e com espinhos de peixes preso na boca. 

Para abrigar esses animais e reabilitá-los para que voltem ao seu habitat natural, foi montado um Centro de Reabilitação de Pinguins na sede no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em Cariacica, na Grande Vitória,  em parceria com o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram). A temporada 2012 mal começou e o centro já conta com três hóspedes.


Encontrou um pinguim na praia? O que fazer?


  • Se ele estiver nadando
Caso ele esteja nadando ativo e esperto não tente capturá-lo, somente em caso de encalhe. Afaste-se para permitir que ele venha para a praia caso esteja delibitado, pois senão ele ficará com medo e não sairá da água.


  • Se o pinguim já foi capturado
O pinguim capturado deve ser mantido SECO e AQUECIDO, em uma caixa de papelão forrada com jornal ou pano, e afastado de curiosos. Se possível, próximo a uma lâmpada incandescente para ajudar no aquecimento, ou garrafas contendo água aquecida. 
Disponível em http://ipram-es.blogspot.com.br. [Acessado em 24 de julho de 2012].

  • NUNCA
    • Molhar, nem colocar o pinguim para nadar;
    • Não tente alimentá-lo;
    • Não colocá-lo em ambientes frios e no gelo;
    • Não manipular o pinguim;
    • Tente remover o óleo do corpo do pinguim, caso ele esteja manchado.
 
Diferente do que muitos pensam, os pinguins de Magalhães não vivem no gelo da Antártida, eles vivem no extremo sul do nosso continente, a Patagônia, e possuem temperatura corporal entre 38,5 e 41ºC.

  • Se encontrou um pinguim, LIGUE para: Ibama - 3089-1150 / Ipram - 9865-6975



Quer saber mais sobre o Centro de Reabilitação de Pinguins, acesse: 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…