Pular para o conteúdo principal

Temporada 2012 - os pinguins estão de volta!

Disponível em http://ipram-es.blogspot.com.br. [Acessado em 24 de julho de 2012].

Nessa epóca do ano (entre os meses de julho e setembro), começam a aparecer no litoral do ES, os pinguins de Magalhães, vindos da Patagônia, na Argentina, em busca de alimentos.

Infelizmente, na maioria das vezes, esses pequenos e encantadores visitantes chegam muito delibitados, magros, hipotérmicos e com espinhos de peixes preso na boca. 

Para abrigar esses animais e reabilitá-los para que voltem ao seu habitat natural, foi montado um Centro de Reabilitação de Pinguins na sede no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em Cariacica, na Grande Vitória,  em parceria com o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram). A temporada 2012 mal começou e o centro já conta com três hóspedes.


Encontrou um pinguim na praia? O que fazer?


  • Se ele estiver nadando
Caso ele esteja nadando ativo e esperto não tente capturá-lo, somente em caso de encalhe. Afaste-se para permitir que ele venha para a praia caso esteja delibitado, pois senão ele ficará com medo e não sairá da água.


  • Se o pinguim já foi capturado
O pinguim capturado deve ser mantido SECO e AQUECIDO, em uma caixa de papelão forrada com jornal ou pano, e afastado de curiosos. Se possível, próximo a uma lâmpada incandescente para ajudar no aquecimento, ou garrafas contendo água aquecida. 
Disponível em http://ipram-es.blogspot.com.br. [Acessado em 24 de julho de 2012].

  • NUNCA
    • Molhar, nem colocar o pinguim para nadar;
    • Não tente alimentá-lo;
    • Não colocá-lo em ambientes frios e no gelo;
    • Não manipular o pinguim;
    • Tente remover o óleo do corpo do pinguim, caso ele esteja manchado.
 
Diferente do que muitos pensam, os pinguins de Magalhães não vivem no gelo da Antártida, eles vivem no extremo sul do nosso continente, a Patagônia, e possuem temperatura corporal entre 38,5 e 41ºC.

  • Se encontrou um pinguim, LIGUE para: Ibama - 3089-1150 / Ipram - 9865-6975



Quer saber mais sobre o Centro de Reabilitação de Pinguins, acesse: 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é necessário para um projeto ser aprovado na prefeitura?

No Brasil, praticamente todas as prefeituras exigem os mesmos documentos, dados e informações na aprovação de um projeto. Em geral, para que um projeto seja aprovado em uma prefeitura ele deve conter informações suficientes para que a obra seja construída. No mínimo o projeto deve ter: planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos. Planta Baixa Planta baixa é a projeção de um corte horizontal imaginário à uma altura que normalmente é de 1,50 m do piso de uma construção futura. Essa altura é utilizada por ser ideal para captar os vãos das aberturas, como portas, janelas, basculas, para serem vistos e representados em planta. A planta nos permite visualizar e entender como ficará a construção: locais das paredes, vãos, cômodos, etc. Haverá uma planta baixa para cada um dos pavimentos da edificação. Fonte: Cadklein. A representação gráfica fi

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011. OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom . Fontes:   * Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!   * Site do Planalto. Acesse Aqui!

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes. No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo. A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo pa