Pular para o conteúdo principal

Livro produzido com plástico reciclado

O Vitopaper é um papel sintético produzido a partir de  plásticos reciclável, através da mesma tecnologia aplicada na produção de filmes flexíveis de polipropileno usados em rótulos, embalagens de alimentos e bebidas, entre outros.

Esse projeto é criação da empresa Vitopel e do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (DEMa-UFSCar) e levou cerca de  três anos para ser desenvolvido.

Unindo conceitos de sustentabilidade e inovação, o vitopaper apresenta características especiais: espessura mais fina e, ao mesmo tempo mais resistente (não molha, não rasga e não amassa), permite a escrita manual com canetas esferográficas, canetas de ponta porosa e lápis, economia de 20% na tinta de impressão, pois absorve menos tinta que o papel comum e, pode ser reciclado inúmeras vezes.

O livro infantojuvenil “Guerra e Paz”, de Eraldo Miranda, editada pela Cria Mineira, utilizou o Vitopaper. Além da vida útil mais longa, o livro também pode colaborar na conscientização das crianças sobre as questões ecológicas.

O Vitopaper é uma boa solução para os “plásticos nosso de cada dia”, uma vez que o destino da maior parte deles ainda são os aterros e lixões.

Fonte:
* Vitopel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é necessário para um projeto ser aprovado na prefeitura?

No Brasil, praticamente todas as prefeituras exigem os mesmos documentos, dados e informações na aprovação de um projeto. Em geral, para que um projeto seja aprovado em uma prefeitura ele deve conter informações suficientes para que a obra seja construída. No mínimo o projeto deve ter: planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos. Planta Baixa Planta baixa é a projeção de um corte horizontal imaginário à uma altura que normalmente é de 1,50 m do piso de uma construção futura. Essa altura é utilizada por ser ideal para captar os vãos das aberturas, como portas, janelas, basculas, para serem vistos e representados em planta. A planta nos permite visualizar e entender como ficará a construção: locais das paredes, vãos, cômodos, etc. Haverá uma planta baixa para cada um dos pavimentos da edificação. Fonte: Cadklein. A representação gráfica fi

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011. OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom . Fontes:   * Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!   * Site do Planalto. Acesse Aqui!

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes. No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo. A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo pa