Criado
há mais de dez anos, o Sistema Campo Limpo é redigido pela Lei Federal
nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4074/2002 que determina a
responsabilidade compartilhada pela destinação correta das embalagens
pelos agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e
também conta com o apoio do poder público.
O
programa começou a ser organizado com o início das atividades do
Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e já
retirou do campo mais de 200 mil toneladas de embalagens vazias.
- Responsabilidade Compartilhada
Fonte: Adaptado de inpev.org.br
- Fluxo do Sistema - Passo a passo dos procedimentos de destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos:OBS: Para melhor visualização das figuras abaixo, abri-lás em uma nova aba.
Fonte: Adaptado de inpev.org.br
A destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos e a aplicação correta de produtos químicos na agricultura além de contribuir para minimizar impactos ao meio ambiente também pode evitar danos a saúde das pessoas. Infelizmente, em muitos lugares, as embalagens são descartadas em qualquer lugar, as pessoas não usam EPIs, não há cuidados quanto a proximidade à fonte de água, etc.
É necessário investimentos em campanhas educativas vizando a orientação e conscientização de agricultores, além de, fiscalizações mais rigorosas por parte do Poder Público.
Fonte:
Sistema inteligente, realizado por pessoas competentes...
ResponderExcluirMas na pr'atica isto funciona mesmo?
ResponderExcluirAlguns agricultores tem seguido as recomendações necessárias para aplicação de produtos químicos em suas propriedades, mas acredito que essa parcela é muito pequena ainda, até porque tem que ter um investimento financeiro e muitos não querem gastar ou também não tem o conhecimento. A inpEV tem investido em campanhas educativas do Sistema Campo Limpo.
ResponderExcluirPor exemplo, segundo dados do inpEV, no ES em 2010 houve a devolução de 193,775 embalagens vazias de agrotóxicos, em 2011 foram 209,046 embalagens um crescimento pequeno de 7,9%, mas em alguns estados como o RJ teve um crescimento significativo de 211,5% (2010-21.750 e 2011-67750).
Fraco, moderado ou significativo, a implantação do sistema campo limpo tem sim contribuído para a destinação correta dessas embalagens.