Pular para o conteúdo principal

Avião movido a energia solar

O Solar Impulse HB-SIA é um avião experimental movido totalmente a energia solar. O projeto teve início em 2003 e tem sido realizado pela Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), liderado por Bertrand Piccard e André Borschberg.

Apesar dos seus 64,3 metros de asas, comprimento de 21,85 m e altura de 6,40 m, ele possui peso proporcionalmente pequeno, parecido com a de um carro médio (1600 Kg). Ele apresenta características de construção e aerodinâmica ainda não exploradas anteriormente e, para garantir a sua leveza e resistência, a estrutura é toda de fibra de carbono.

A aeronave pode voar a uma velocidade média de 70 km/h, decolando a 35 km/h e possui 10 cavalos de potência. Tem capacidade de apenas um tripulante e a energia solar é captada através das 12 mil células fotovoltaícas de silício monocristalino espalhadas nas suas asas.

Experiências de voo

Em 7 de Julho de 2010, o HB-SIA, com André Borschberg aos comandos, bateu o recorde de maior tempo de voo por um avião movido a energia solar, ficando no ar por um total de 26 horas, 10 minutos e 19 segundos.

Em 2011, fez seu primeiro voo internacional partindo da Suíça em direção à Bélgica em 12 horas.

Em 24-05-2012, o HB-SIA decola em sua primeira viagem intercontinental,  entre a Europa e a África (Suíça-Espanha-Marrocos). A meta é percorrer todo o caminho sem precisar abastecer o tanque da aeronave durante uma viagem estimada de dois dias.

Esse é o último teste antes de uma volta ao mundo em 2014.  Para isso, já está sendo construído o segundo modelo - Solar Impulse HB-SIB,  que terá uma cabine maior para o piloto, novas baterias e novos motores.

O Solar Impulse é um projeto que mostra, principalmente, que é possível a independência dos combustíveis fosséis. Um dos problemas desse combustível é o fato de serem finitos. Além disso, sua queima produz gases responsáveis pelo efeito estufa. Por isso, a importância de pesquisas em energias renováveis, como a energia solar..

Fontes:

* Solar Impulse

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reforma de casa também precisa de autorização da prefeitura?

Com o passar do tempo é normal que um imóvel necessite de alguma mudanças, seja devido a alguns degastes ou só por um desejo do morador de renovar a casa, deixando-a mais confortável e bonita. Portanto, antes de iniciar uma obra é importante consultar um especialista na área (arquiteto ou engenheiro civil) para orientar nos procedimentos a serem tomados.

Algumas reformas podem ser realizadas sem a aprovação da prefeitura, como pinturas, substituição de portas e pisos, no entanto, qualquer intervenção que modifique a concepção original, em que haja acréscimo ou supressão de área do imóvel em relação ao projeto original ou que altere a mudança do seu uso (de residencial para comercial, por exemplo) precisam obrigatoriamente de Alvará de Aprovação de Reforma que é solicitado na Prefeitura mediante a apresentação do projeto com as devidas alterações. Também é necessário ficar atentos aos entulhos gerados na reforma, que devem ser descartados em caçambas regularizadas pela prefeitura.
Cada…

Tratamento de Esgoto - Parte II

Tratamento Preliminar

O tratamento preliminar objetiva principalmente à remoção de sólidos grosseiros e areia, através de mecanismos físicos. Essa etapa do tratamento é composto basicamente por grades, desarenador (caixa de areia) e um medidor de vazão (ex: calha Parshall) (ver figura abaixo).

Adaptado de Von Sperling, 2005.
GradesAs grades são responsáveis pela remoção dos sólidos grosseiros. No gradeamento, o material de dimensões maiores do que o espaçamento entre as barras é retido. A remoção desse material retido pode ser manual ou mecanizada, que irá depender do tipo de grades utilizada em cada ETE.

Finalidades da remoção de sólidos grosseiros: Proteger as unidades de tratamento subsequentes; Proteger as bombas e tubulações (dispositivos de transporte do esgoto); Proteger os corpos receptores.
Desarenadores (caixa de areia)
Os desarenadores são responsáveis pela remoção da areia contida nos esgotos. Através do mecanismo de sedimentação, os grãos de areia, por terem maiores dime…

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!