Pular para o conteúdo principal

Avião movido a energia solar

O Solar Impulse HB-SIA é um avião experimental movido totalmente a energia solar. O projeto teve início em 2003 e tem sido realizado pela Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), liderado por Bertrand Piccard e André Borschberg.

Apesar dos seus 64,3 metros de asas, comprimento de 21,85 m e altura de 6,40 m, ele possui peso proporcionalmente pequeno, parecido com a de um carro médio (1600 Kg). Ele apresenta características de construção e aerodinâmica ainda não exploradas anteriormente e, para garantir a sua leveza e resistência, a estrutura é toda de fibra de carbono.

A aeronave pode voar a uma velocidade média de 70 km/h, decolando a 35 km/h e possui 10 cavalos de potência. Tem capacidade de apenas um tripulante e a energia solar é captada através das 12 mil células fotovoltaícas de silício monocristalino espalhadas nas suas asas.

Experiências de voo

Em 7 de Julho de 2010, o HB-SIA, com André Borschberg aos comandos, bateu o recorde de maior tempo de voo por um avião movido a energia solar, ficando no ar por um total de 26 horas, 10 minutos e 19 segundos.

Em 2011, fez seu primeiro voo internacional partindo da Suíça em direção à Bélgica em 12 horas.

Em 24-05-2012, o HB-SIA decola em sua primeira viagem intercontinental,  entre a Europa e a África (Suíça-Espanha-Marrocos). A meta é percorrer todo o caminho sem precisar abastecer o tanque da aeronave durante uma viagem estimada de dois dias.

Esse é o último teste antes de uma volta ao mundo em 2014.  Para isso, já está sendo construído o segundo modelo - Solar Impulse HB-SIB,  que terá uma cabine maior para o piloto, novas baterias e novos motores.

O Solar Impulse é um projeto que mostra, principalmente, que é possível a independência dos combustíveis fosséis. Um dos problemas desse combustível é o fato de serem finitos. Além disso, sua queima produz gases responsáveis pelo efeito estufa. Por isso, a importância de pesquisas em energias renováveis, como a energia solar..

Fontes:

* Solar Impulse

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…