A Universidade Valley View, localizada na capital de Gana, Acra, pretende tornar-se a primeira universidade ecológica do continente africano. O investimento é de cerca de 1,3 milhão de euros e abrange uma área de 120 hectares. Na universidade, tem-se optado pelo uso de energias alternativas para não depender da energia fóssil.
Características do Projeto:
- Construção do novo prédio
No novo prédio da universidade serão instalados painéis solares que irão produzir energia suficiente para abastecer todo o campus. Toda construção é realizada de forma a economizar energia e materiais, com frentes ajustadas para a direção do vento, possibilitando que o ambiente esteja efetivamente arejado e dispense o uso de ar condicionado.
As paredes serão pintadas de branco para refletir a luz solar e absorver menos calor que as superfícies escuras.
Atrás do prédio será construído um reservatório para coletar a água da chuva e uma pequena estação de tratamento para tratar a água dos banheiros que serão utilizadas na irrigação.
- Sanitários
As instalações sanitárias são projetadas para a separar a urina das fezes, para que os mesmos possam ser destinados as pesquisas de compostagem e produção de biogás. A água das descargas sanitárias é proveniente da coleta de água da chuva.
- Banheiros Secos
Em outra parte da universidade estão sendo pesquisados banheiros que dispensem o uso de água, os denominados banheiros secos.
O material sólido será coletado e encaminhado para as pesquisas de compostagem, para serem utilizados nas áreas agrícolas
- Compostagem e Biogás
Vários métodos de compostagem estão sendo testados e monitorados. Alguns resultados obtidos apresentaram um húmus de excelente qualidade, que já está sendo testado no cultivo de manga.
Os dejetos recolhidos dos outros banheiros do campus são encaminhados para a produção de biogás. O gás é utilizado na cozinha do refeitório, suprindo um terço da demanda de energia.
- Vegetação e agricultura do campus
A vegetação é preservada e protegida, ela contribui para equilibrar o clima.
Existe uma gestão para melhorar o aproveitamento do cultivo de alimentos no campus. Também é estimulado a participação dos alunos. Algumas das culturas plantadas é o caju, manga, laranja, hortaliças, entre outras que são aproveitadas nas refeições da universidade.
- Reciclagem de águas cinzas
A água cinza proveniente dos chuveiros é tratada e destinadas para irrigação de plantas e outros usos, especialmente na estação seca.
- Energia e CO2 Economizado
A universidade é abastecida pela energia solar e o biogás, o que permite uma economia de no mínimo nove mil toneladas de CO2 .
Fontes:
* Site iove.de
* Reportagem: “ Universidade Ecológica de Gana” - DW-world.
Comentários
Postar um comentário