Pular para o conteúdo principal

Construções Sustentáveis: Universidade Ecológica de Gana!

A Universidade Valley View, localizada na capital de Gana, Acra, pretende tornar-se a primeira universidade ecológica do continente africano. O investimento é de cerca de 1,3 milhão de euros e abrange uma área de 120 hectares. Na universidade, tem-se optado pelo uso de energias alternativas para não depender da energia fóssil.


             Características do Projeto:

  1. Construção do novo prédio

No novo prédio da universidade serão instalados painéis solares que irão produzir energia suficiente para abastecer todo o campus. Toda construção é realizada de forma a economizar energia e materiais, com frentes ajustadas para a direção do vento, possibilitando que o ambiente esteja efetivamente arejado e dispense o uso de ar condicionado.

As paredes serão pintadas de branco para refletir a luz solar e absorver menos calor que as superfícies escuras.

Atrás do prédio será construído um reservatório para coletar a água da chuva e uma pequena estação de tratamento para tratar a água dos banheiros que serão utilizadas na irrigação.

  1. Sanitários

As instalações sanitárias são projetadas para a separar a urina das fezes, para que os mesmos possam ser destinados as pesquisas de compostagem e produção de biogás. A água das descargas sanitárias é proveniente da coleta de água da chuva. 

  1. Banheiros Secos

Em outra parte da universidade estão sendo pesquisados banheiros que dispensem o uso de água, os denominados banheiros secos.

O material sólido será coletado e encaminhado para as pesquisas de compostagem, para serem utilizados nas áreas agrícolas

  1. Compostagem e Biogás

Vários métodos de compostagem estão sendo testados e monitorados. Alguns resultados obtidos apresentaram um húmus de excelente qualidade, que já está sendo testado no cultivo de manga.

Os dejetos recolhidos dos outros banheiros do campus são encaminhados para a produção de biogás. O gás é utilizado na cozinha do refeitório, suprindo um terço da demanda de energia.

  1. Vegetação e agricultura do campus

A vegetação é preservada e protegida, ela contribui para equilibrar o clima.

Existe uma gestão para melhorar o aproveitamento do cultivo de alimentos no campus. Também é estimulado a participação dos alunos. Algumas das culturas plantadas é o caju, manga, laranja, hortaliças, entre outras que são aproveitadas nas refeições da universidade. 

  1. Reciclagem de águas cinzas

A água cinza proveniente dos chuveiros é tratada e destinadas para irrigação de plantas e outros usos, especialmente na estação seca.


  1. Energia e CO2 Economizado

A universidade é abastecida pela energia solar e o biogás, o que permite uma economia de no mínimo nove mil toneladas de CO2 . 

Fontes:
* Site iove.de
* Reportagem: “ Universidade Ecológica de Gana” - DW-world.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é necessário para um projeto ser aprovado na prefeitura?

No Brasil, praticamente todas as prefeituras exigem os mesmos documentos, dados e informações na aprovação de um projeto. Em geral, para que um projeto seja aprovado em uma prefeitura ele deve conter informações suficientes para que a obra seja construída.
No mínimo o projeto deve ter: planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos.
Planta Baixa

Planta baixa é a projeção de um corte horizontal imaginário à uma altura que normalmente é de 1,50 m do piso de uma construção futura. Essa altura é utilizada por ser ideal para captar os vãos das aberturas, como portas, janelas, basculas, para serem vistos e representados em planta.
A planta nos permite visualizar e entender como ficará a construção: locais das paredes, vãos, cômodos, etc. Haverá uma planta baixa para cada um dos pavimentos da edificação. Fonte: Manual do Arquiteto.
Elevações
As elevações são desenhos,…

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…