Pular para o conteúdo principal

Construções Sustentáveis: Universidade Ecológica de Gana!

A Universidade Valley View, localizada na capital de Gana, Acra, pretende tornar-se a primeira universidade ecológica do continente africano. O investimento é de cerca de 1,3 milhão de euros e abrange uma área de 120 hectares. Na universidade, tem-se optado pelo uso de energias alternativas para não depender da energia fóssil.


             Características do Projeto:

  1. Construção do novo prédio

No novo prédio da universidade serão instalados painéis solares que irão produzir energia suficiente para abastecer todo o campus. Toda construção é realizada de forma a economizar energia e materiais, com frentes ajustadas para a direção do vento, possibilitando que o ambiente esteja efetivamente arejado e dispense o uso de ar condicionado.

As paredes serão pintadas de branco para refletir a luz solar e absorver menos calor que as superfícies escuras.

Atrás do prédio será construído um reservatório para coletar a água da chuva e uma pequena estação de tratamento para tratar a água dos banheiros que serão utilizadas na irrigação.

  1. Sanitários

As instalações sanitárias são projetadas para a separar a urina das fezes, para que os mesmos possam ser destinados as pesquisas de compostagem e produção de biogás. A água das descargas sanitárias é proveniente da coleta de água da chuva. 

  1. Banheiros Secos

Em outra parte da universidade estão sendo pesquisados banheiros que dispensem o uso de água, os denominados banheiros secos.

O material sólido será coletado e encaminhado para as pesquisas de compostagem, para serem utilizados nas áreas agrícolas

  1. Compostagem e Biogás

Vários métodos de compostagem estão sendo testados e monitorados. Alguns resultados obtidos apresentaram um húmus de excelente qualidade, que já está sendo testado no cultivo de manga.

Os dejetos recolhidos dos outros banheiros do campus são encaminhados para a produção de biogás. O gás é utilizado na cozinha do refeitório, suprindo um terço da demanda de energia.

  1. Vegetação e agricultura do campus

A vegetação é preservada e protegida, ela contribui para equilibrar o clima.

Existe uma gestão para melhorar o aproveitamento do cultivo de alimentos no campus. Também é estimulado a participação dos alunos. Algumas das culturas plantadas é o caju, manga, laranja, hortaliças, entre outras que são aproveitadas nas refeições da universidade. 

  1. Reciclagem de águas cinzas

A água cinza proveniente dos chuveiros é tratada e destinadas para irrigação de plantas e outros usos, especialmente na estação seca.


  1. Energia e CO2 Economizado

A universidade é abastecida pela energia solar e o biogás, o que permite uma economia de no mínimo nove mil toneladas de CO2 . 

Fontes:
* Site iove.de
* Reportagem: “ Universidade Ecológica de Gana” - DW-world.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…