De acordo com o relatório do Global Wind Energy Council (GWEC), o setor de energia eólica cresceu 21% em 2011. O período considerado na pesquisa foi de 1996 a 2011. Vejamos os 10 países que lideram o ranking.
- China - responsável por 62,7 mil megawatts (MW) instalados (26,3% participação global) entre 1996 e 2011. Trata-se de 40 vezes a capacidade eólica total do Brasil (1,5 mil MW). Em 2011, a China tomou frente ao processo de expansão, instalando mais 18 mil MW, quase metade do total mundial registrado no período.
- Estados Unidos - capacidade eólica acumulada de 46,9 mil MW, correspondentes a 19,7% do total mundial. Foi responsável pelo segundo maior investimento no setor, em 2011, instalando cerca de 6,8 mil MW, equivalente a 17% do total mundial.
- Alemanha - o país registra uma capacidade eólica total de 29 mil MW, respondendo por 12,2% do acumulado mundial. Foi o quarto país que mais contribuiu para o crescimento do setor no ano passado, com mais de 2,086 MW instalados, correspondentes a 5% da participação total.
- Espanha - atingiu em 15 anos, cerca de 21,6 mil MW, o que representa 9,1% do potencial mundial. Apesar da crise, o país em 2011, teve o sétimo maior crescimento no setor, registrando aumento de mil MW, equivalentes a 2,5% participação global.
- Índia - apresentou capacidade eólica acumulada de 16 mil MW, equivalente a 6,7%. Em 2011, o país apresentou aumento de 3 mil MW, cerca de 7% do toral investido no mundo, ocupando o terceiro maior resultado.
- França - acumulou uma capacidade eólica de 6,8 mil MW, o que representa 2,9% da participação global. Em 2011, o país obteve aumento de 830 MW, respondendo por 2% do crescimento mundial.
- Itália - acumulou 6,7 mil MW em capacidade instalada, equivalente a 2,8% da paticipação mundial. Teve o oitavo lugar de maior crescimento no setor, com 950 MW, o que representa 2,3%.
- Reino Unido - apresentou 6,5 mil MW em projetos eólicos, correspondentes a 2,7% da participação mundial. Em 2011, o país registrou aumento de 1,3 mil MW, cerca de 3,1% dos investimentos globais.
- Canadá - acumulou um total de 5,2 mil MW, representando 2,2% do potencial mundial. No ano passado, o país apresentou a sexta maior expansão do período, com mais de 1,2 mil MW, correspondentes a 3,1% do total mundial.
- Portugal - corresponde por 1,7% da capacidade de geração eólica total instalada no mundo, acumulando 4 mil MW em projetos eólicos
Adaptado de GWEC.
Fontes:* GWEC - Global Wind Energy Council - Release of global wind statistics: Wind Energy Powers Ahead Despite Economic Turmoil.
* Exame.com
este artigo é uma excelente informação, pena o brasil não ter os olhos abertos as energias renováveis, tanto em eólicas, como fotovoltáicas e sistemas AQS, assim o meio ambiente agradeceria e viveriamos muito melhor. o brasil deveria fazer como nos países europeus onde o governo bonifica quem instala um sistema de energias renováveis, tanto em sistemas autônomos, quanto grande investimento como parques eólicos, pra já boa iniciativa a sua de criar este site. Sou formado, Técnico em Energias Renováveis Eólico, Fotovoltáico e sistema térmico .
ResponderExcluirBoa iniciativa em criar este site e detalhar certas informações importantes para o meio ambiente. Sou formado Técnico em Energias Renováveis Eólico, Fotovoltáico e sistema solar térmico. O Brasil deveria seguir exemplos dos países europeus e incentivar nos custos de instalações de Energias Renováveis reduzindo nos impostos de quem instalassem, assim era uma forma de poupar financeiramente pra as pessoas e contribuia com o MEIO AMBIENTE.
ResponderExcluirbela iniciativa a sua de colocar tópicos com energias renováveis, isso pra assim abrir os olhos do povo brasileiro e ver que está tecnologia além de ser econômica, contribui para o meio ambeiente.
ResponderExcluirSou Técnico em Energias Renováveis Eólica, Fotovoltáica e sistema Térmico (AQS).
Este seu blog é muito bom continue assim a divulgar informações importantes como essa.