O que é?
Segundo DONATO*, é a área da logística que se preocupa com os aspectos e impactos da atividade logística sobre o seu entorno (comunidade e meio ambiente).
Seria o planejamento e adoção de medidas com o objetivo de tornar os processos logísticos, que envolve a movimentação de produto, desde a compra de matéria prima até o consumidor final, menos impactante ao meio ambiente, através da diminuição de emissões, destinação correta dos resíduos, eliminação de vazamentos, melhor aproveitamento da matéria prima, redução de consumo, entre outras maneiras.
A lógistica reversa é a área da logística que trata do retorno de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo (DONATO,V). É uma operação que controla certos fluxos de matérias primas, planejando e controlando o retorno de bens de pós consumo e bens de pós venda.
A logística verde é mais amplo. Assim, a logística reversa estaria englobada dentro da logística verde, ou seja, seria uma das medidas adotadas na implantação da logística verde.
Logística verde na prática
Atualmente, investir em gestão ambiental é uma necessidade para as empresas que querem se destacar no mercado. Os consumidores estão mais exigentes quanto aos produtos consumidos, há maior interesse na preservação ambiental. Dessa forma, algumas empresas já têm demonstrado interesse em procedimentos que visam reduzir os impactos ambientais de suas atividades.
Ambev
A empresa Ambev, adotando a logística verde, lançou o Programa de Compartilhamento de Frota, que visa compartilhar sua frota com outras empresas. A operação é viabilizada pelos softwares Tracking, que visualiza, em tempo real, o trajeto dos veículos e corrige eventuais problemas de rotas e o TMS (Transportation Management System), que analisa a possibilidade do compartilhamento da frota com as empresas parceiras.
Como parte do investimento em Logística Verde, existe o controle da idade da frota, que em média é de 3,5 anos, no mercado, essa média é de 20 anos, veículos velhos poluem mais. Além disso, a frota é abastecida por combustíveis alternativos. Existem projetos de reciclagem, entre outros.
Adaptado do site da Ambev.
Natura
A Natura possui um programa de Logística Reversa, que compreende vários estudos e ações para monitorar o ciclo de vida das embalagens recicláveis de seus cremes, xampus e maquiagens. O projeto, criado em 2007, consiste em utilizar a logística já existente para retirar de circulação essas embalagens e materiais de divulgação já usados, para encaminhá-los à reciclagem.
Foram recolhidos, em quatro anos (dados de 2011), 500 mil toneladas de resíduos em São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Outro projeto importante é o Carbono Neutro, que tem como objetivo reduzir as emissões provenientes das atividades em toda a cadeia de negócios da empresa.
Entre outros projetos, foi lançado em 2010 a primeira embalagem de refil produzido a partir da cana-de-açúcar. Além de ser 100% reciclavél, ela reduz em 58% as emissões de gases causadores de efeito estufa em relação ao plástico comum.
Fontes:
FERNANDES, K. S. Logística: Fundamentos e Processos.
Comentários
Postar um comentário