A utilização da água do mar na refrigeração de residências, comércios e indústrias é considerado um processo de baixo custo e mais ecológico, no entanto, ela também provoca algumas alterações ao meio ambiente.
Um dos danos ambientais estaria relacionado com a sucção da água do mar, quando a mesma é sugada do ambiente marinho, suga-se também animais e algas, que morrem ao passar pelos canos devido ao estresse físico.
Além disso, durante o processo de refrigeração, a água ganha calor e é descartada novamente ao mar com temperaturas mais elevadas, o que pode afetar os seres vivos marinhos. Algumas empresas também utilizam produtos químicos na entrada da tubulação para evitar que os organismos extraídos cresçam dentro do sistema e afete o fluxo de água. Assim, ela retorna para o mar mais quente e também com resíduos químicos.
No entanto, algumas empresas alegam que a variação de temperatura provocada em seus sistemas de resfriamento não são tão significativos, outras como a Data Center do Google afirmam que a água é devolvida ao mar com uma temperatura muito próxima da original, o que não prejudicaria a fauna e flora local.
A escassez de água torna o aproveitamento da água do mar necessário, no entanto, é importante estabelecer estratégias a fim de tornar esse sistema menos impactante para o meio ambiente, como medidas que evite a sucção de animais, a utilização de produtos químicos menos nocivos e constantes fiscalizações ambientais para controlar a temperatura de retorno da água do mar.
Fontes:
* Notícia: "Enorme data center do Google fica em fábrica de papel abandonada na Finlândia" - Site Gizmodo Brasil.
* Notícia: "Água do mar é usada na refrigeração de residências, comércio e indústria" - Site Globo.com.
* SALOMON,K.R. Dissertação de Mestrado:"Avaliação Quantitativa do Impacto Ambiental das Emissões Gasosas e do Uso da Água de Resfriamento em Instalações de Geração Termelétrica".
Essa notícia me ajudou muito... tive que fazer um trabalho e uma parte eu tirei daqui! *--*
ResponderExcluirFico feliz em ter ajudado de alguma forma. O blog está as ordens!!!
ResponderExcluir