Comerciantes de Vila Velha, proprietários de estabelecimentos que utilizam óleos e gordura de uso doméstico, serão obrigados a dar uma destinação correta a este material, sob pena de terem o local interditado pela Vigilância Sanitária. A determinação, respaldada por uma lei municipal, passa a valer daqui a dois meses. Entretanto, equipes da prefeitura já estão percorrendo os locais divulgando a nova exigência...
A destinação correta do óleo deve ser imposta a todo o país, visto os vários problemas e impactos ambientais relacionados ao descarte inadequado desse produto.
Por falta de informação, muitas vezes, os resíduos de óleo de cozinha, gerados na preparação de alimentos nas residências, comércios e indústrias, acabam sendo despejados em pias e vasos sanitários, o que pode causar danos como entupimento de canos e, uma vez misturados com esgoto acaba encarecendo o seu processo de tratamento e, ao ser disposto no lixo pode contaminar o solo e o lençol freático.
O óleo de cozinha pode ser utilizada como matéria prima na fabricação de diversos produtos: tintas, biodiesel, sabão, detergentes, entre outros. Dessa forma ao coletar esse produto estamos ganhando vantagens econômicas e contribuindo para preservar o meio ambiente.
Comentários
Postar um comentário