Fique por dentro do RIO + 20
- O Rio +20 é uma Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento sustentável, que está prevista para acontecer em junho de 2012 no Rio de Janeiro.
- A conferência tem como meta definir formas concreta de tornar a economia mundial mais sustentável e também se propõe a fazer o balanço (um diagnóstico) dos resultados originados na Eco 92. A conferência tratará do seguintes temas:
- economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza;
- o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
- Breve histórico de conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável:
- 1972
- Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo;
- Juntou as nações industrializadas e em desenvolvimento para delinear os "direitos" da família humana a um ambiente saudável e produtivo.
- 1980
- União Internacional para recursos naturais (UCN);
- Publicou a estratégia de conservação mundial (WCS);
- Determinou um precusor do conceito de desenvolvimento sustentável.
- 1982
- Foi aprovado a carta mundial para a natureza, em que a mesma afirmou: “a humanidade é uma parte da natureza e da vida e depende do funcionamento ininterrupto dos sistemas naturais”.
- 1983
- Criação da Comissão mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento (WCED);
- Em 1984, foi constituído como um órgão independente pela Assembléia Geral das Nações Unidas;
- WCED foi convidado a formular "uma agenda global para mudança";
- O relatório entrelaçou as questões sociais, econômicas, culturais e ambientais e soluções globais, reafirmando que o ambiente não existe como uma esfera separada das ações humanas, ambições e necessidades. Ambiente e desenvolvimentos são inseparáveis.
- 1992
- Primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED);
- Realizada no Rio de Janeiro em junho de 1192;
- Foi adotado uma agenda de meio ambiente e desenvolvimento no século 21 (Agenda 21) - Agenda 21: Um Programa de Ação para o Desenvolvimento Sustentável que contém a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, reconhecendo o direito de cada nação para perseguir o progresso social e econômico e atribui aos Estados a responsabilidade de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável e a Afirmação dos Princípios das Floresta.
- 1993
- A UNCED instituiu a Comissão sobre Desenvolvimento Sustentável (CSD) para o acompanhamento sobre a implementação da Agenda 21.
- 1997
- Em Junho de 1997, a Assembléia Geral dedicou a sua 19ª Sessão Especial (UNGASS-19) para projetar um "Programa de Implementação da Agenda 21".
- 2002
- Dez anos após a Declaração do Rio, uma conferência de acompanhamento, a Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (CMDS) em Joanesburgo, foi convocada para renovar o compromisso global de desenvolvimento sustentável;
- A conferência aprovou o Plano de Implementação de Joanesburgo (JPOI) e concedeu ao CSD a responsabilidade de acompanhar a implementação do desenvolvimento sustentável.
- 2009
- Em 24 de dezembro de 2009 a Assembléia Geral da ONU aprovou uma resolução ( A/RES/64/236 ) concordando em manter a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS) em 2012 - também conhecido como 'Rio +20' ou 'Rio 20’.
Fontes:
Comentários
Postar um comentário