- Poluição do Solo
As características naturais do solo são alteradas constantemente através das diversas atividades humanas: lançamento de resíduos em sua superfície, agricultura, mineração, etc. Essas modificações impostas ao solo, resulta em sua poluição.
Apesar de não estarmos, na maioria das vezes, em contato direto com solo, somos os mais afetados pela sua contaminação, principalmente através da ingestão de alimentos contaminados.
Apesar de não estarmos, na maioria das vezes, em contato direto com solo, somos os mais afetados pela sua contaminação, principalmente através da ingestão de alimentos contaminados.
Vejamos algumas fontes de poluição do solo:
- Aplicação de agentes químicos: pesticidas e fertilizantes.
Os pesticidas causam danos à saúde do homem, diretamente ou através da cadeia alimentar e os fertilizantes podem causar a eutrofização da água, a partir do carreamento de nutrientes como o nitrogênio e o fósforo, através de líquidos escoados ou percolados no solo.
- Presença de dejetos oriundos de animais
Os detritos dos animais podem contribuir para a poluição da água, que entra em contato com os mesmos, através do solo, resultando na elevação de DBO - Demanda Bioquímica de Oxigênio.
- Despejos de resíduos sólidos
Os resíduos sólidos são destinados ao solo de duas maneiras: através de depósitos a céu aberto (lixões) ou aterro sanitário.
A poluição do solo através de lixões pode resultar em: aspecto estético desagradável; maus odores; proliferação de insetos e roedores, transmitindo doenças; poluição da água (infiltração de líquidos ou carreamento de impurezas por escoamento superficial); entre outros.
O aterro quando não projetado corretamente, pode causar a poluição do solo, através do vazamento de chorume e, consequentemente, a poluição da água superficial ou subterrânea das proximidades.
- Atividades que possam resultar na erosão do solo
A erosão acarreta variações drásticas na composição e estrutura do solo, além da poluição da água, pelo carreamento de pequenas partículas de solo.
Como observado, a poluição do solo está muito relacionada a poluição da água. Assim nem sempre é possível separar a poluição ambiental por modalidades, pois muitas vezes elas ocorrem em conjunto. Como vimos o lixo resulta na poluição do solo, da água, através do escoamento ou infiltração, do ar, através da queima do lixo e da poluição visual, devido ao aspecto desagradável.
Assim, o disciplinamento do uso do solo pode contribuir com a redução e eliminação não só da poluição do solo, como de outras formas de poluição ambiental.
Fontes:
* MOTA, S. Urbanização e meio ambiente. ABES,2003.
* DYMINKI, A.S. Contaminação de solos e águas subterrâneas.minski
* DYMINKI, A.S. Contaminação de solos e águas subterrâneas.minski
Comentários
Postar um comentário