Foi inaugurado este mês, pela São Paulo Transporte (SPTrans), um ponto de parada de ônibus sustentável, equipado para ser capaz de transformar o movimento da passagem dos ônibus em eletricidade, fornecendo energia para a plataforma.
O e-ponto, como é chamado, fica em um dos principais cruzamentos da cidade de São Paulo, da avenida Paulista com a rua da Consolação, e conta ainda com painéis solares que abastecem os eletrônicos, entre eles, uma lixeira que “aplaude” seus usuários...
Para conferir a notícia na íntegra na Quatro Rodas: Acesse Aqui!
* * * * *
No site da sptrans (e-ponto) mostra mais detalhes do projeto. Além do aproveitamento de energia proveniente do sol e da passagem do ônibus pela plataforma, o sistema de iluminação do local é feita por lâmpadas de LED, que além de serem mais duráveis, também consomem menos energia.
O projeto ainda conta com lixeiras de coleta seletiva interativa, abastecida pela energia solar, que emite informações sonoras e visuais ao serem utilizadas, o que é uma forma de incentivar o seu uso. O e-ponto possui também climatizador, acesso a internet, entre outras tecnologias disponíveis ao usuário.
O projeto ainda está em fase de testes. Assim, seria interessante que nessa fase fossem realizadas palestras, boletins informativos, enfim, houvesse um processo de orientação aos usuários de conscientização ambiental e também de como utilizar os mecanismos disponíveis e a importância de sua conservação. Infelizmente, aqui no Brasil, projetos assim, as vezes acabam fracassando por falta de informação da população. As pessoas ainda jogam lixo no chão e não estão preocupadas em reduzir consumo de água e energia e muito menos a conservar os locais públicos.
Comentários
Postar um comentário