Pular para o conteúdo principal

‘NOTÍCIAS: Ministério Público encaminha nova ação contra usina de Teles Pires.’

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso e os Ministérios Públicos Federal no Pará e em Mato Grosso ajuizaram nesta semana nova ação civil pública pedindo a paralisação das obras da Usina Teles Pires, no rio de mesmo nome, na divisa entre os dois estados. A ação pede a suspensão das obras até que o empreendedor cumpra as condicionantes previstas no licenciamento ambiental para preparar a região para os impactos.

Os promotores de Justiça e procuradores da República que acompanham o caso acusam a Companhia Hidrelétrica Teles Pires de descumprir o que determinava o licenciamento ambiental bem como um termo de compromisso pelo qual estava obrigada a investir em saúde, educação, transporte e habitação para compensar o impacto da vinda de 30 mil pessoas para as cidades de Paranaíta, Alta Floresta (MT) e Jacareacanga (PA), onde o empreendimento está localizado...

Para conferir a notícia na íntegra no G1:  Acesse Aqui!

*   *   *   *   *
Segundo Schaeffer, atualmente mais de 80% da energia elétrica gerada no Brasil é dominada pela hidreletricidade. E estudos sobre o cenário de oferta e demanda de energia no Brasil apontam que durante os próximos anos, a hidreletricidade continuará a ter a maior participação na matriz energética brasileira. 

Isso indica que mais hidrelétricas serão construídas a fim de explorar o potencial hidrelétrico espalhados pelo Brasil, especialmente na região norte (Amazônia). Belo Monte, Teles Pires são só o começo dessa exploração na Amazônia. Isso é comprovado pela ausência de políticas específicas e falta de investimentos, a curto e médio prazo, para incentivar a utilização de novas fontes de energia renovável, como por exemplo, a eólica. 

Assim, uma alternativa a ser analisada seria a repotenciação e modernização das antigas usinas hidrelétricas, através da troca de gerador e turbina, por exemplo. O custo é menor comparado a construção de uma nova usina e os danos ambientais e sociais poderiam ser evitados.

Fontes:

* Artigo: “O futuro da energia elétrica no Brasil.” - Autor:Roberto Schaeffer
* “Repotencialização e modernização de usinas hidrelétricas.” - Ministério de Minas e Energia
* “Estudo prevê 10% a mais de energia sem novas usinas.” - Site da RETEC/BA - Rede de Tecnologia da Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…