Pular para o conteúdo principal

‘NOTÍCIAS: Crianças decoram cartilha ecológica e viram fiscais da natureza.’

Onde quer que estejam, crianças são bombardeadas por mensagens de preservação ambiental. Elas decoram a cartilha verde e lideram a adoção de novos hábitos.

É um exército mirim em formação. A patrulhinha economiza água, separa o lixo e chama a atenção de quem não segue regras ecologicamente corretas. Uma graça.

O problema é que a missão "salvar o planeta" é pesada demais para a pouca idade. "Algumas informações estão muito distantes da capacidade cognitiva de crianças", diz Adriana Braga, bióloga e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Paulo...

Para conferir a notícia na íntegra na Folha.com: Acesse Aqui!

*   *   *   *   *
A conscientização ambiental na infância é de extrema importância. As crianças têm maior facilidade em apreender e, se educadas de maneira correta nessa fase da vida, crescerão com a mentalidade voltada para a conservação do meio ambiente, evitando desperdícios, reutilizando e reciclando.

A escola é o local ideal para dar início na educação ambiental da criança, mas para isso, é importante a preparação dos profissionais de educação para que transmitam as informações corretas e de forma agradável à criança, para que as mesmas possam lidar com a preservação do meio ambiente de forma saudável e não de forma traumatizante.

Alguns jogos educativos onlines são interessantes para complementar na educação ambiental das crianças. A globo lançou um jogo online gratuito denominado “Missão Bioma” cujo objetivo é impedir a devastação sobre o bioma brasileiro. Existem outros vários sites destinados a educação ambiental, assim, cabe aos pais orientar os filhos na escolha do que acessar na internet.

Abaixo alguns sites relacionados à Educação Ambiental voltados para crianças:

* Instituto Akatu
* Programa criança ecológica.
* Meu planetinha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é necessário para um projeto ser aprovado na prefeitura?

No Brasil, praticamente todas as prefeituras exigem os mesmos documentos, dados e informações na aprovação de um projeto. Em geral, para que um projeto seja aprovado em uma prefeitura ele deve conter informações suficientes para que a obra seja construída. No mínimo o projeto deve ter: planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos. Planta Baixa Planta baixa é a projeção de um corte horizontal imaginário à uma altura que normalmente é de 1,50 m do piso de uma construção futura. Essa altura é utilizada por ser ideal para captar os vãos das aberturas, como portas, janelas, basculas, para serem vistos e representados em planta. A planta nos permite visualizar e entender como ficará a construção: locais das paredes, vãos, cômodos, etc. Haverá uma planta baixa para cada um dos pavimentos da edificação. Fonte: Cadklein. A representação gráfica fi

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011. OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom . Fontes:   * Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!   * Site do Planalto. Acesse Aqui!

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes. No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo. A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo pa