Onde quer que estejam, crianças são bombardeadas por mensagens de preservação ambiental. Elas decoram a cartilha verde e lideram a adoção de novos hábitos.
É um exército mirim em formação. A patrulhinha economiza água, separa o lixo e chama a atenção de quem não segue regras ecologicamente corretas. Uma graça.
O problema é que a missão "salvar o planeta" é pesada demais para a pouca idade. "Algumas informações estão muito distantes da capacidade cognitiva de crianças", diz Adriana Braga, bióloga e professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de São Paulo...
Para conferir a notícia na íntegra na Folha.com: Acesse Aqui!
* * * * *
A conscientização ambiental na infância é de extrema importância. As crianças têm maior facilidade em apreender e, se educadas de maneira correta nessa fase da vida, crescerão com a mentalidade voltada para a conservação do meio ambiente, evitando desperdícios, reutilizando e reciclando.
A escola é o local ideal para dar início na educação ambiental da criança, mas para isso, é importante a preparação dos profissionais de educação para que transmitam as informações corretas e de forma agradável à criança, para que as mesmas possam lidar com a preservação do meio ambiente de forma saudável e não de forma traumatizante.
Alguns jogos educativos onlines são interessantes para complementar na educação ambiental das crianças. A globo lançou um jogo online gratuito denominado “Missão Bioma” cujo objetivo é impedir a devastação sobre o bioma brasileiro. Existem outros vários sites destinados a educação ambiental, assim, cabe aos pais orientar os filhos na escolha do que acessar na internet.
Abaixo alguns sites relacionados à Educação Ambiental voltados para crianças:
* Instituto Akatu
* Programa criança ecológica.
* Meu planetinha
Comentários
Postar um comentário