Tratamento Primário
No tratamento primário ocorre a remoção dos sólidos em suspensão sedimentáveis e dos sólidos flutuantes, através da utilização de tanques de decantação. Os esgotos passam lentamente pelos decantadores, permitindo que os sólidos em suspensão, possuindo uma densidade maior do que a do líquido, sedimentem gradualmente no fundo. Essa massa de sólidos é denominada lodo primário bruto.
E os sólidos flutuantes, como graxas e óleos, tendo uma menor densidade que o líquido, sobem para a superfície dos decantadores, onde são coletados e removidos do tanque para posterior tratamento.
Os tanques de decantação podem ser circulares ou retangulares.
Adaptado de Von Sperling, 2005
Atualmente, algumas unidades de tratamento de esgoto, tem susbstituído os decantadores primários por reatores anaeróbios, como os reatores UASB. A remoção de DBO através dos decantadores primários é em torno de 25 a 35%, com o reator UASB passa-se a ter uma eficiência em torno de 70%, possibilitando uma redução do volume das unidades do tratamente de jusante, além de economia de energia.
Mini Glossário:
Reator anaeróbio: sistema de tratamento fechado onde se processa a digestão do esgoto, sem a presença de oxigênio.
Reator UASB (Upflow Anaerobic Slud-ge Blanket): são reatores anaeróbios de manta de lodo, também frequentemente denominados de Reatores Anaerónios de Fluxo Ascendente e de Manta de Lodo.
Fontes:
VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. DESA-UFMG. 2005.
SAAE - Aracruz | Serviço Autônomo de Água e Esgoto
Comentários
Postar um comentário