Pular para o conteúdo principal

Tratamento de Esgoto - Parte II

Tratamento Preliminar 

O tratamento preliminar objetiva principalmente à remoção de sólidos grosseiros e areia, através de mecanismos físicos. Essa etapa do tratamento é composto basicamente por grades, desarenador (caixa de areia) e um medidor de vazão (ex: calha Parshall) (ver figura abaixo).

                                                                                Adaptado de Von Sperling, 2005.

  • Grades
As grades são responsáveis pela remoção dos sólidos grosseiros. No gradeamento, o material de dimensões maiores do que o espaçamento entre as barras é retido. A remoção desse material retido pode ser manual ou mecanizada, que irá depender do tipo de grades utilizada em cada ETE. 

Finalidades da remoção de sólidos grosseiros:
  • Proteger as unidades de tratamento subsequentes;
  • Proteger as bombas e tubulações (dispositivos de transporte do esgoto);
  • Proteger os corpos receptores.

  • Desarenadores (caixa de areia)

Os desarenadores são responsáveis pela remoção da areia contida nos esgotos. Através do mecanismo de sedimentação, os grãos de areia, por terem maiores dimensão e densidade, vão para o fundo do tanque, enquanto a matéria orgânica permanece em suspensão, seguindo para as unidades de jusante. 

Existem diferentes formatos de desarenadores: retângulares (mais comum), quadrados e outros. 

Eles podem ser sem aeração (mais comum) ou aeradas (menos comum).

Finalidades da remoção da areia:
  • Evitar obstrução em tubulações, tanques, orifícios, sifões, etc;
  • Evitar abrasão nos equipamentos e tubulações;
  • Facilitar o transporte do líquido.

  • Medidor de vazão

A medição de vazão é usualmente constituída por uma calha de dimensões padronizadas (como a calha Parshall), onde o valor medido do nível do líquido pode ser correlacionado com a vazão. No entanto, também pode-se adotar vertedores (retangulares ou triangulares) e mecanismos para a medição em tubulações fechadas, sendo que estes últimos são mais infrequentes em caso de esgoto bruto.

  • Tanque de equalização

Em estações de tratamento de efluentes industriais pode ser necessário a utilização de tanque de equalização após o tratamento preliminar. Esse tanque é responsável em gerar uma vazão aproximadamente constante ao longo do tempo, ou seja, a vazão efluente deve se aproximar à vazão média diária.

  
Mini glossário: 
Jusante: dado um ponto num curso d'água, este é dividido em duas partes: a que está a montante, de onde as águas estão vindo e a que está a jusante, para onde as águas estão indo.

Vazão: é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por uma unidade de tempo. Ou seja, quantidade de material transportado através de uma tubulação, por unidade de tempo. 

Fontes:
VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. DESA-UFMG. 2005.
SAAE - Aracruz | Serviço Autônomo de Água e Esgoto 

Veja Também:
* Tratamento de Esgoto - Parte I

* Tratamento de Esgoto - Parte III

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!