Níveis do Tratamento de Esgoto
Mini Glossário:
A remoção dos poluentes no tratamento, de maneira a adequar o lançamento do efluente a uma qualidade desejada ou ao padrão de qualidade vigente, está associada ao nível e a eficiência do tratamento. Dessa forma, é usualmente classificados os seguintes níveis:
- Tratamento Preliminar - remoção dos sólidos grosseiros (lixo, areia).
- Tratamento Primário - remoção de sólidos sedimentáveis e, em decorrência, parte da matéria orgânica.
- Tratamento Secundário - remoção de matéria orgânica e eventuais nutrientes (nitrogênio e fósforo).
- Tratamento Terciário - remoção de poluentes específicos (tóxicos ou compostos não biodegradáveis) e de poluentes não suficientemente removidos no tratamento secundário.
O tratamento preliminar deve existir em todas estações de tratamento de esgoto (ETE). Normalmente, em países em desenvolvimento, não é utilizado o tratamento terciário. O nível de tratamento de esgoto de uma determinada ETE está associada ao maior nível de tratamento existente na mesma. Assim, uma ETE em nível secundário é composta de tratamento preliminar, primário e secundário, sendo que o tramento primário pode ou não estar incluído em estações de nível secundário.
O quadro abaixo detalha os princípais níveis de tratamento dos esgotos.
Fonte: Von Sperling, 2005 (quadro 4.2 - p.251)
Nota:
* Padrão de lançamento, tal como expresso nas legislações ambientais estaduais mais usuais. O órgão ambiental poderá autorizar outros valores para o lançamento, caso estudos ambientais demonstrem que o corpo receptor continuará enquadrado dentro de sua classe.
Mini Glossário:
DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) - quantidade de oxigênio requerida por microrganismos aeróbios para a oxidação de compostos orgânicos presentes na fase líquida. A DBO é importante na avaliação da eficiência de sistemas de tratamento de esgotos sanitários e efluentes industriais.
Fontes:
VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. DESA-UFMG. 2005.
Veja Também:
* Tratamento de Esgoto - Parte II
* Tratamento de Esgoto - Parte III
Veja Também:
* Tratamento de Esgoto - Parte II
* Tratamento de Esgoto - Parte III
Comentários
Postar um comentário