Pular para o conteúdo principal

Os desafios para o planeta ao se atingir uma população de 7 bilhões de habitantes.

A população mundial ultrapassa os 7 bilhões de habitantes. No decorrer dos anos, de modo geral, o ritmo de crescimento populacional foi lento. No entanto, nos últimos anos esse crescimento acelerou-se. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mostram que em 1800 o planeta registrou um bilhão de habitantes e somente após 130 anos chegou aos dois milhões de pessoas. Nos últimos 50 anos, a população mundial passou de três bilhões para sete bilhões. Estimativas da ONU mostram ainda que o mundo chegará a oito bilhões de habitantes em 2025 e totalizará 10 bilhões em 2085.

Atrelado ao crescimento populacional estão o aumento das cidades e das necessidades: será necessário mais pastos, mais produção de alimentos para alimentar mais bocas. Será maior o consumo de energia para sustentar a maior quantidade de casas, eletromésticos, banhos quentes, etc. Maior consumo de água para suprir mais banhos, lavar mais louças, roupas, carros, calçadas, produzir mais alimentos. Mais pessoas em circulação, mais veículos nas ruas, mais consumo de combustíveis. E não pará por aí, são milhares de desafios crescendo com os 7 bilhões de habitantes.

E evidentemente, que todo esse consumo causará mais impactos ambientais. Aumentará a geração de lixos, a poluição (visual, sonoro, do ar, da água, ...), os desmatamentos. Não temos infraestrutura para suportar toda essa demanda e nem hábitos ecologicamente corretos, como trocar o carro pela bicicleta, usar os produtos até o fim da sua vida útil e não até o lançamento de um mais moderno,  diminuir o  tempo no banho, reciclar e reutilizar o lixo, enfim milhares de hábitos dos quais ainda não estamos acostumados.

Mas é hora de mudanças, cada um fazendo a sua parte, empresários, pesquisadores, governo e cada habitante, na sua casa, no seu ambiente de trabalho ou de estudo. É necessário mais investimento do governo em políticas ambientais, pesquisas, planejamentos. E, além de tudo, é imprescindível modificarmos a nossa forma de pensar e agir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é necessário para um projeto ser aprovado na prefeitura?

No Brasil, praticamente todas as prefeituras exigem os mesmos documentos, dados e informações na aprovação de um projeto. Em geral, para que um projeto seja aprovado em uma prefeitura ele deve conter informações suficientes para que a obra seja construída. No mínimo o projeto deve ter: planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos. Planta Baixa Planta baixa é a projeção de um corte horizontal imaginário à uma altura que normalmente é de 1,50 m do piso de uma construção futura. Essa altura é utilizada por ser ideal para captar os vãos das aberturas, como portas, janelas, basculas, para serem vistos e representados em planta. A planta nos permite visualizar e entender como ficará a construção: locais das paredes, vãos, cômodos, etc. Haverá uma planta baixa para cada um dos pavimentos da edificação. Fonte: Cadklein. A representação gráfica fi

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011. OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom . Fontes:   * Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!   * Site do Planalto. Acesse Aqui!

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes. No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo. A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo pa