O Rio tem um índice de poluição do ar três vezes superior aos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pior que o de São Paulo e de Cubatão.
No geral, o Brasil tem uma média de poluição do ar duas vezes superior ao que estabelece a entidade. Os dados tomam por base 68 estações em quatro Estados. O poluente considerado é o material particulado - a poeira formada principalmente pela queima de combustíveis. Essas micropartículas, com até 10 milésimos de milímetro, podem causar asma, câncer e doenças cardíacas.
De 91 países avaliados, o Brasil é o 44.º com maior índice médio de poluição. A situação mais preocupante é a do Rio, na 144.ª colocação entre as mais poluídas...
Para conferir a notícia na íntegra no INFO Online: Acesse Aqui! * * * * *
Com crescimento da população, a precariedade do sistema de transporte público, a falta de ciclovias nas cidades e assim o aumento da circulação de veículos, esses dados só tendem a piorar, uma vez que a principal fonte de poluição é a queima de combustíveis.
Para que ocorra diminuição dos índices de poluição no Brasil, em geral, é necessário que os governos invistam no planejamento das cidades, infraestrutura para ciclistas, transportes públicos. Além de investimentos nos setores de automóveis em carros elétricos que sejam mais acessíveis ao consumidor.
Comentários
Postar um comentário