‘NOTÍCIAS: Governo da Mongólia quer criar geleiras artificiais para diminuir o calor em suas cidades.’
O governo da Mongólia irá lançar um grande projeto de engenharia visando melhorar as condições climáticas de sua capital, Ulan Bator, durante o verão e para tanto, irá criar uma geleira urbana, que deverá refrescar as ruas da cidade.
Segundo o The Guardian, o governo quer criar um bloco de gelo gigante com a água de um rio nas proximidades da cidade. Para criar a ‘geleira’, os geólogos irão aguardar que a água do rio congele naturalmente durante o inverno e depois, eles farão buracos no gelo com a ajuda de brocas muito resistentes até alcançar a água em estado líquido.
A água irá se sobrepor a camada de gelo já existente e também se congelará, formando uma nova camada. Esse processo será repetido diversas vezes até que o gelo atinja a espessura de seis metros...
Para conferir a notícia na íntegra no Geek: Acesse Aqui!
* * * * *
A conservação de água em elevadas altitudes, através da criação de geleiras artificiais já é utilizada em outros países que sofrem com os efeitos do aquecimento global, como por exemplo, em Ladakh (aldeia do Himalaia), no entanto, o objetivo principal dessas geleiras é a conservação de água para irrigação.
No caso da Mongólia, as geleiras serão construídas com a água de um rio local, fazendo com a espessura do gelo atinja seis metros, assim, durante o verão o rio continuara congelado, no entanto, deve ser avaliado quais impactos poderão ocorrer, como por exemplo, se existe alguma espécie animal que se beneficia do rio no verão, já que o mesmo se manterá congelado.
Comentários
Postar um comentário