Segundo o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, em 2012, o Brasil deverá ultrapassar a Alemanha na produção de biodiesel, se transformando no maior produtor mundial desse tipo de combustível.
De acordo com Rossetto, apesar de ser considerado um sucesso, o programa de biodiesel brasileiro ainda tem desafios como a descentralização da produção e a ampliação da participação da agricultura familiar como fornecedora de matéria prima. “Nosso desafio é continuar crescendo com sucesso, mas de uma forma mais bem distribuída nos estados brasileiros e com maior participação dos pequenos produtores, especialmente nas regiões mais empobrecidas”, disse à Agência Brasil, antes da audiência...
Para conferir a notícia na íntegra no INFO Online: Acesse Aqui!
* * * * *
São inúmeras as vantagens do biodiesel, destacam-se principalmente: fonte limpa e renovável de energia (para cada 3,8 litros de gasolina que um automóvel queima, são liberados 10 kg de CO2 na atmosfera - fonte: biodieselbr.com); geração de emprego e renda; não é necessário a modificação nos atuais motores a diesel, entre outros.
No entanto, algumas desvantagens devem ser levadas em consideração, como por exemplo, não há estudos claros sobre os possíveis impactos da oferta de glicerina, um dos subprodutos da produção de biodiesel; outro fator a ser analisado minuciosamente é a invasão de lavouras de soja e dendê em florestas tropicais, que são importantes bolsões de biodiversidade.
Abaixo outras reportagens relacionadas à pesquisas com novas fontes de matéria prima para a produção de combustíveis:
Fontes:
Resolução nº42 da ANP, de 24 de novembro de 2004 - Estabelece a especificação de biodiesel no Brasil.
Comentários
Postar um comentário