O Brasil vai importar da Alemanha um processo de fabricação de combustível limpo - sem emissão de gases do efeito estufa - que usa esgoto como matéria-prima. O processo transforma os gases gerados na decomposição do lodo do esgoto em biometano, um tipo de GNV renovável, diferente do derivado de petróleo.
O sistema será implantado em uma estação de tratamento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) em Franca (a 400 km da capital) e deve começar a operar em março, ainda em caráter experimental...
Para conferir a notícia na íntegra na Folha.com: Acesse Aqui!
Para conferir a notícia na íntegra na Folha.com: Acesse Aqui!
* * * * *
Geralmente, no Brasil a disposição final do lodo de esgoto é o aterro sanitário (processo considerado caro), no entanto, alguns estados, como o Paraná, tem sido referência na utilização agrícola do lodo. Também já existem outras pesquisas de utilização do lodo como biocombustível. No Brasil, a Resolução CONAMA Nº 375, define critérios e procedimentos, para o uso agrícola de lodos de esgoto gerados em estações de tratamento de esgoto sanitário e seus produtos derivados, e dá outras providências.
Em outros países, além dessas duas alternativas de disposição (aterro e solo) o lodo é incinerado. Assim, caso seja comprovado a sua viabilidade, a produção de biocombustíveis poderão se tornar uma nova alternativa para o destino dos lodos produzidos nas ETEs (Estações de Tratamento de Esgotos).
* RESOLUÇÃO No 375 , DE 29 DE AGOSTO DE 2006
* Ambiente Brasil
Comentários
Postar um comentário