Pesquisadores da Universidade de Tulane, Estados Unidos, descobriram uma bactéria capaz de transformar celulose em butanol. Ou seja: ela consegue transformar papel em matéria prima para um combustível alternativo aos de origem fóssil, como a gasolina.
O Departamento de Biologia Molecular da Universidade de Tulane descobriu a bactéria TU-103 durante pesquisas em dejetos de animais. Estudos em laboratório descobriram que ela é capaz de transformar a celulose mesmo com a presença de oxigênio, elemento mortal para outras bactérias também produtoras de butanol. A notícia animou os pesquisadores, pois produzir o álcool em um local livre de oxigênio é um processo muito caro...
Para conferir a notícia na íntegra no INFO Online: Acesse Aqui!
* * * * *
Com índices de poluição cada vez mais alto, os países precisam investir mais em pesquisas na produção de biocombustíveis, como esta realizada nos Estados Unidos (produção de biocombustíveis através da celulose), que além de gerar um combustível menos danoso ao meio ambiente, também contribuirá com a diminuição de papéis descartados no lixo. Os combustíveis fósseis além de serem finitos, são grandes poluidores e causam sérios impactos ao meio ambiente.
No Brasil, a Lei nº 11.097, dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira.
Mini Glossário
Biocombustíveis - Combustível de origem biológica não fóssil. São obtidos a partir da cana-de-açúcar, do milho, de oleaginosas, resíduos agropecuários, dentre outras fontes.
Comentários
Postar um comentário