Pular para o conteúdo principal

‘NOTÍCIAS: Bactéria transforma jornal em biocombustível.’

Pesquisadores da Universidade de Tulane, Estados Unidos, descobriram uma bactéria capaz de transformar celulose em butanol. Ou seja: ela consegue transformar papel em matéria prima para um combustível alternativo aos de origem fóssil, como a gasolina.

O Departamento de Biologia Molecular da Universidade de Tulane descobriu a bactéria TU-103 durante pesquisas em dejetos de animais. Estudos em laboratório descobriram que ela é capaz de transformar a celulose mesmo com a presença de oxigênio, elemento mortal para outras bactérias também produtoras de butanol. A notícia animou os pesquisadores, pois produzir o álcool em um local livre de oxigênio é um processo muito caro...

Para conferir a notícia na íntegra no INFO Online: Acesse Aqui! 

*   *   *   *   *

 

Com índices de poluição cada vez mais alto, os países precisam investir mais em pesquisas na produção de biocombustíveis, como esta realizada nos Estados Unidos (produção de biocombustíveis através da celulose), que além de gerar um combustível menos danoso ao meio ambiente, também contribuirá com a diminuição de papéis descartados no lixo. Os combustíveis fósseis além de serem finitos, são grandes poluidores e causam sérios impactos ao meio ambiente.

 

No Brasil, a Lei nº 11.097, dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira.




Mini Glossário

Biocombustíveis - Combustível de origem biológica não fóssil. São obtidos a partir da cana-de-açúcar, do milho, de oleaginosas, resíduos agropecuários, dentre outras fontes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!