O Ministério do Meio Ambiente em parceria com companhias de metrô de Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e do Rio de Janeiro, o Carrefour, a Phillips do Brasil, a Oxil e a Descarte Certo iniciaram uma campanha de consumo sustentável incentivando o descarte de forma correta do lixo eletrônico, como celulares e computadores estragados.
A expectativa do órgão é que sejam coletadas 50 toneladas de lixo eletrônico nestes 15 dias. O lixo coletado durante a campanha será reciclado ou descartado por empresas de reciclagem.
Para conferir a notícia na íntegra no Folha.com: Acesse Aqui!
* * * * *
O aumento do consumo de aparelhos eletrônicos não só nos países ricos como também nos emergentes é preocupante. Segundo um estudo realizado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), o Brasil é o país emergente que gera o maior volume de lixo eletrônico per capita a cada ano. Por ano, cada brasileiro descarta, em média, o equivalente a meio quilo desse lixo eletrônico. Na China, que possui uma população bem maior, a taxa per capita é de 0,23 quilo, contra 0,1 quilo na Índia.
Assim, é necessário adotar estratégias para trabalhar com crescimento do lixo eletrônico. Esses tipos de campanhas são fundamentais e importantes, mas para que se tornem mais eficientes devem ser contínuas e realizadas em todos os estados. Não basta montar pontos de coleta temporários, pois o consumo de eletrônicos e consequentemente a geração de lixo são constantes.
Comentários
Postar um comentário