Pular para o conteúdo principal

'Grandes Idéias: Reúso de Água Cinza em Edificações Urbanas.'

Atualmente, o setor de construção civil tem manifestado um significativo interesse no desenvolvimento de edifícios que adotam medidas de sustentabilidade, os chamados “edifícios verdes”, reconhecidos pelo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design - Liderança em Energia e Design Ambiental), certificação para edifícios sustentáveis aceita internacionalmente. Estas edificações destacam-se pelo o uso racional da água e a conservação da energia.  Dentre o uso racional de água, o  reúso de água vem ganhando destaque nessa nova geração de construções.

O sistema de reúso consiste na coleta e tratamento do efluente doméstico provenientes dos lavatórios, chuveiros, banheiras, máquinas de lavar roupa, cozinha e tanque, sem contribuição dos vasos sanitário, para posterior utilização em descargas sanitárias, lavagem de carros, garagem, pátios e irrigação de jardins. Alguns sistemas não utilizam efluentes de pia de cozinha pois a gordura dificulta o tratamento e seu respectivo reaproveitamento.

Para a implantação do reúso em edificações o sistema hidro-sanitário deve ser projetado de forma que as águas cinzas e as negras sejam coletadas por tubulações distintas e conduzidas a tratamento diferenciados. As linhas para o abastecimento tem que ser independentes e exclusivas: uma de reúso e a outra de água potável. Após o tratamento é necessário um reservatório inferior e outro superior para armazenagem e distribuição da água de reúso. Os reservatórios (água potável e de reúso) devem ser independentes para que não ocorra contato entre as mesmas. Portanto, o ideal é que o sistema seja incluído no projeto da construção do prédio.

Sistema Hidro-sanitário de Edifícios com Reúso de Água Cinza


Pesquisas científicas realizadas por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), indicam que há uma economia de 30% no consumo de água potável em edifícios que possuem sistemas de reúso de água cinza. O acréscimo no custo da construção de um edifício com reúso é de 1,54% e o retorno do investimento pode variar de 5 a 8,5 anos. No entanto, para a eficiência do sistema é necessário um projeto bem detalhado na etapa preliminar da obra, profissionais qualificados e acompanhamento e manuntenção constante de todo o sistema.



Mini Glossário:

Águas cinzas - águas provenientes dos chuveiros, banheiras, lavatórios de banheiros, tanques, máquina de lavar.
Águas negras - Provenientes de vaso sanitários e em alguns casos da pia da cozinha.
ETAC - Estação de Tratamento de Água Cinza.
LEED - Leadership in Energy and Environmental Design - Liderança em Energia e Design Ambiental - certificação para edifícios sustentáveis, concedida pela ONG americana U.S. Green Building Council (USGBC), de acordo com os critérios de racionalização de recursos (energia, água etc.) atendidos por um  edifício.

Fontes:
* Livro 5 – PROSAB – Conservação de água e energia em sistemas prediais e públicos de abastecimento de água.
* PERTEL, M.,et al. (2009). Comparação dos consumos de água e energia em edificações com ou sem reúso de águas cinzas.
* GONÇALVEZ.R.F. et al. Avaliação da produção de água cinza e consumo de água de reúso em uma edificação de alto padrão dotada de um sistema de reúso de águas.


Comentários

  1. Olá, Josiane

    Gostaria de ter acesso a imagem desse post.
    Você teria ela para me enviar?

    Agradeço desde já.

    Att,
    Isabelle Kolb

    ResponderExcluir
  2. Olá Isabelle, posso ver se ainda tenho a imagem. Ainda está interessada? Fiquei um tempo sem trabalhar no blog e só consegui ver seu comentário hoje. Qual seu email?

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Joseane, gostaria de saber se você possui alguns materiais para me indicar sobre este assunto pois estou fazendo uma pesquisa sobre sistema de reaproveitamento de água predial e gostei bastante deste acima. Qualquer material que você tiver será de bastante ajuda, já que tenho tido bastante dificuldade para achar materiais consideravelmente bons. Desde já agradeço pela atenção. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Eduardo, fiquei um tempo sem trabalhar no blog por isso não te respondi. Você ainda precisa do material? Se precisar deixa seu email que te envio.
      Abraços,
      Att,
      Josiane

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!