Pular para o conteúdo principal

‘NOTÍCIAS: Usina eólica brasileira não atrapalhará aves.’

Na  21ª posição no ranking mundial de energia eólica, o Brasil toma cuidados para evitar um dos mais sensíveis impactos ambientais produzidos pelas hélices gigantes dos aerogeradores: a morte de pássaros.

A instalação desses equipamentos no país exige estudo de avifauna e, mesmo com o vento favorável, as hélices não são colocadas em rotas migratórias de aves. De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Energia Renovável (ABEER), engenheiro José Tadeu Matheus, as pás das centrais eólicas do país têm grandes dimensões, mas o giro é lento e elas são percebidas pelos animais voadores. Os pássaros batem naquilo que não conseguem ver.  Além disso, as empresas brasileiras adotam torres de sustentação compactas de aço ou concreto, sem pontos de apoio para a construção de ninhos.

Para conferir a notícia na íntegra no Abril.Com:  Clique Aqui!

*   *   *   *   *

Alguns países já estão sofrendo as consequências do aquecimento global por isso é urgente os investimentos em energia renovável. No entanto, sabemos que pesquisas levam tempo porém, são imprescindíveis para que os resultados esperados sejam alcançados.

Apesar de ocupar o 21º posição no ranking de energia eólica, o Brasil tem feito importantes estudos a fim de evitar impactos com a instalação dos parques eólicos e gerar de fato energia mais limpa. Por outro lado, os Estados Unidos que ocupa o segundo no ranking, atrás apenas da China, agora vêem as hélices como ameaça a um de seus principais símbolos, a imponente águia dourada americana, isso porque eles não tomaram o mesmo cuidado.

Poupar um tipo de impacto e gerar um outro tipo não faz sentido. Por exemplo, quando se projeta uma construção para que tenha a entrada de luz natural nos espaços internos para reduzir o consumo de energia, tem que ser avaliado se esse aumento de luz não vai elevar a demanda de ar-condicionado. É ingenuidade dizer que existe uma energia 100% limpa, por isso é necessário avaliar qual tecnologia usar em cada local a fim de diminuir ao máximo os impactos ambientais.

Comentários

  1. Seria uma estratégia de vendedor diz\er que não irá matar aves ?
    Por que as de outros paises matam ? Por que possuem espaço para aves construirem ninhos ?

    Existem muitas pessoas interessadas em vender turbinas ... cada cataventinho deve custar milhões !

    ResponderExcluir
  2. Evidente que há interesses em lucrar com turbinas eólicas, no entanto, para se instalar um parque eólico precisam ser realizados vários estudos e relatórios de impactos ambientais para que as hélices não sejam instaladas em rotas de aves migratórias.

    A comparação do Brasil com Estados Unidos foi mais no sentido de comparar o investimentos desses dois países em tecnologias mais modernas e estudos mais eficientes para evitar esses tipos de impactos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é necessário para um projeto ser aprovado na prefeitura?

No Brasil, praticamente todas as prefeituras exigem os mesmos documentos, dados e informações na aprovação de um projeto. Em geral, para que um projeto seja aprovado em uma prefeitura ele deve conter informações suficientes para que a obra seja construída. No mínimo o projeto deve ter: planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos. Planta Baixa Planta baixa é a projeção de um corte horizontal imaginário à uma altura que normalmente é de 1,50 m do piso de uma construção futura. Essa altura é utilizada por ser ideal para captar os vãos das aberturas, como portas, janelas, basculas, para serem vistos e representados em planta. A planta nos permite visualizar e entender como ficará a construção: locais das paredes, vãos, cômodos, etc. Haverá uma planta baixa para cada um dos pavimentos da edificação. Fonte: Cadklein. A representação gráfica fi

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011. OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom . Fontes:   * Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!   * Site do Planalto. Acesse Aqui!

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes. No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo. A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo pa