Pular para o conteúdo principal

'NOTÍCIA: Óleo de coco e luz solar vão gerar energia para ilha do Pacífico.'

A pequena e praticamente desconhecida ilha do Pacífico Sul, Toquelau, localizada no território da Polinésia, será abastecida com eletricidade gerada por 93% de luz solar e o restante com óleo de coco.

Segundo o governo local o plano deve ser colocado em prática até meados de 2012 e prevê o uso combinado de baterias que vão armazenar energia para ser usada à noite. A proposta é que somente veículos motorizados e alguns equipamentos de cozinha utilizem combustível fóssil. A queima de combustível fóssil colabora com o aquecimento global e o aumento do nível do oceano, tornando Toquelau vulnerável. 

Para conferir a notícia na íntegra no Jornal Folha de São Paulo: Acesse Aqui!

*   *   *   *   * 

Toquelau faz parte das ilhas que tendem a desaparecer caso não sejam tomadas medidas para conter o aquecimento global, portanto, já é de se esperar a corrida pela busca da redução de gases do efeito estufa (GEE). 


No entanto, vale lembrar que essas medidas sozinhas infelizmente não salvará a ilha de Toquelau, nem outras ilhas (Tuvalu, Ilhas Maldivas, Vanuato, entre outras) que sofrem o risco de desaparer com aumento do nível do mar. Essas ilhas não são as únicas e muito menos as maiores responsáveis pelo aquecimento global, no entanto, são as que serão  mais afetadas. 

Retardar o aquecimento global só é possível com a união e cooperação de todos os países, por isso, é imprescindível a participação de todos em conferências que discutem o tema como as COPs (Conferência das Partes) e o mais importante que sejam firmados acordos sérios e que gerem resultados concretos na diminuição de GEE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é necessário para um projeto ser aprovado na prefeitura?

No Brasil, praticamente todas as prefeituras exigem os mesmos documentos, dados e informações na aprovação de um projeto. Em geral, para que um projeto seja aprovado em uma prefeitura ele deve conter informações suficientes para que a obra seja construída. No mínimo o projeto deve ter: planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos. Planta Baixa Planta baixa é a projeção de um corte horizontal imaginário à uma altura que normalmente é de 1,50 m do piso de uma construção futura. Essa altura é utilizada por ser ideal para captar os vãos das aberturas, como portas, janelas, basculas, para serem vistos e representados em planta. A planta nos permite visualizar e entender como ficará a construção: locais das paredes, vãos, cômodos, etc. Haverá uma planta baixa para cada um dos pavimentos da edificação. Fonte: Cadklein. A representação gráfica fi

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011. OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom . Fontes:   * Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!   * Site do Planalto. Acesse Aqui!

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes. No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo. A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo pa