A pequena e praticamente desconhecida ilha do Pacífico Sul, Toquelau, localizada no território da Polinésia, será abastecida com eletricidade gerada por 93% de luz solar e o restante com óleo de coco.
Segundo o governo local o plano deve ser colocado em prática até meados de 2012 e prevê o uso combinado de baterias que vão armazenar energia para ser usada à noite. A proposta é que somente veículos motorizados e alguns equipamentos de cozinha utilizem combustível fóssil. A queima de combustível fóssil colabora com o aquecimento global e o aumento do nível do oceano, tornando Toquelau vulnerável.
Para conferir a notícia na íntegra no Jornal Folha de São Paulo: Acesse Aqui!
Para conferir a notícia na íntegra no Jornal Folha de São Paulo: Acesse Aqui!
* * * * *
Toquelau faz parte das ilhas que tendem a desaparecer caso não sejam tomadas medidas para conter o aquecimento global, portanto, já é de se esperar a corrida pela busca da redução de gases do efeito estufa (GEE).
No entanto, vale lembrar que essas medidas sozinhas infelizmente não salvará a ilha de Toquelau, nem outras ilhas (Tuvalu, Ilhas Maldivas, Vanuato, entre outras) que sofrem o risco de desaparer com aumento do nível do mar. Essas ilhas não são as únicas e muito menos as maiores responsáveis pelo aquecimento global, no entanto, são as que serão mais afetadas.
Retardar o aquecimento global só é possível com a união e cooperação de todos os países, por isso, é imprescindível a participação de todos em conferências que discutem o tema como as COPs (Conferência das Partes) e o mais importante que sejam firmados acordos sérios e que gerem resultados concretos na diminuição de GEE.
Comentários
Postar um comentário