Pular para o conteúdo principal

'GRANDES IDÉIAS: Estacionamento Solar.'

Algumas empresas têm unido o útil ao agradável, ou melhor dizendo, a criatividade ao espaço de seus estacionamentos. A idéia é instalar painéis suspensos de células fotovoltaicas para gerar energia e ao mesmo tempo proporcionar vagas com sombra para clientes e funcionários.

A companhia de informática Dell adotou a idéia e cobriu parte das vagas do estacionamento de sua sede em Round Rock, no Texas, com painéis  solares. A estrutura contém 516 painéis com capacidade de produzir aproximadamente 131.000 kwh ao ano e sombra para 56 vagas do  estacionamento. O sistema também possui estações de recarga para carros elétricos, podendo abastecer dois veículos por vez. A empresa californiana de painéis solares Envision Solar foi a responsável pelo projeto.

E não para por aí, a empresa de eletrônicos Sanyo construiu dois estacionamentos para bicicletas com painéis solares em Setagaya, Tóquio (Japão). Cada estação possui 36 painéis solares e baterias de íon de lítio para armazenar a energia recolhida. São produzidos aproximadamente 7.135 KWh em cada local, o suficiente para recarregar até 40 bicicletas e ainda abastecer as lâmpadas de LED do estacionamento, durante a noite. 

Esses projetos não são únicos, existem vários outros espalhados por aí, alguns prontos, outros em andamento. 

Idéias assim, que combina desenvolvimento com sustentabilidade, as vezes gera desconfiança, logo, a associamos ao "marketing verde" e realmente em alguns casos, elas estão. É evidente, que por trás dessas boas iniciativas estão os interesses, os benefícios e não podemos esquecer os lucros. Mas, qual a empresa que não quer não quer lucrar? Se de algum modo esse lucro estiver aliado a minimização de impactos ambientais já é um grande avanço.

Mini Glossário:
Células Fotovoltaicas: dispositivo elétrico, feito de uma fina camada de material semicondutor, geralmente de silício, converte a energia solar em energia elétrica através do efeito fotovotaico.

LED: Diodo emissor de luz também é conhecido pela sigla em inglês LED (Light Emitting Diode) são lâmpadas pequenas que se ajustam facilmente em um circuito elétrico. Ao contrário das lâmpadas incandescentes, eles não têm um filamento que se queime assim, não ficam muito quentes. A vida útil de um LED supera a de uma lâmpada incandescente.

Fontes:
AE - Alternative Energy Envision Solar  
Envision Solar  
G1 - Portal de Notícias da Globo 
Japan Today - Japan News and Discussion 
Panasonic News Portal


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é necessário para um projeto ser aprovado na prefeitura?

No Brasil, praticamente todas as prefeituras exigem os mesmos documentos, dados e informações na aprovação de um projeto. Em geral, para que um projeto seja aprovado em uma prefeitura ele deve conter informações suficientes para que a obra seja construída. No mínimo o projeto deve ter: planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, planta de situação, 02 cortes, 02 elevações e, em casos de obras mais complexas podem ser necessários mais detalhamentos. Planta Baixa Planta baixa é a projeção de um corte horizontal imaginário à uma altura que normalmente é de 1,50 m do piso de uma construção futura. Essa altura é utilizada por ser ideal para captar os vãos das aberturas, como portas, janelas, basculas, para serem vistos e representados em planta. A planta nos permite visualizar e entender como ficará a construção: locais das paredes, vãos, cômodos, etc. Haverá uma planta baixa para cada um dos pavimentos da edificação. Fonte: Cadklein. A representação gráfica fi

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011. OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom . Fontes:   * Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!   * Site do Planalto. Acesse Aqui!

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes. No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo. A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo pa