Pular para o conteúdo principal

'GRANDES IDÉIAS: Estacionamento Solar.'

Algumas empresas têm unido o útil ao agradável, ou melhor dizendo, a criatividade ao espaço de seus estacionamentos. A idéia é instalar painéis suspensos de células fotovoltaicas para gerar energia e ao mesmo tempo proporcionar vagas com sombra para clientes e funcionários.

A companhia de informática Dell adotou a idéia e cobriu parte das vagas do estacionamento de sua sede em Round Rock, no Texas, com painéis  solares. A estrutura contém 516 painéis com capacidade de produzir aproximadamente 131.000 kwh ao ano e sombra para 56 vagas do  estacionamento. O sistema também possui estações de recarga para carros elétricos, podendo abastecer dois veículos por vez. A empresa californiana de painéis solares Envision Solar foi a responsável pelo projeto.

E não para por aí, a empresa de eletrônicos Sanyo construiu dois estacionamentos para bicicletas com painéis solares em Setagaya, Tóquio (Japão). Cada estação possui 36 painéis solares e baterias de íon de lítio para armazenar a energia recolhida. São produzidos aproximadamente 7.135 KWh em cada local, o suficiente para recarregar até 40 bicicletas e ainda abastecer as lâmpadas de LED do estacionamento, durante a noite. 

Esses projetos não são únicos, existem vários outros espalhados por aí, alguns prontos, outros em andamento. 

Idéias assim, que combina desenvolvimento com sustentabilidade, as vezes gera desconfiança, logo, a associamos ao "marketing verde" e realmente em alguns casos, elas estão. É evidente, que por trás dessas boas iniciativas estão os interesses, os benefícios e não podemos esquecer os lucros. Mas, qual a empresa que não quer não quer lucrar? Se de algum modo esse lucro estiver aliado a minimização de impactos ambientais já é um grande avanço.

Mini Glossário:
Células Fotovoltaicas: dispositivo elétrico, feito de uma fina camada de material semicondutor, geralmente de silício, converte a energia solar em energia elétrica através do efeito fotovotaico.

LED: Diodo emissor de luz também é conhecido pela sigla em inglês LED (Light Emitting Diode) são lâmpadas pequenas que se ajustam facilmente em um circuito elétrico. Ao contrário das lâmpadas incandescentes, eles não têm um filamento que se queime assim, não ficam muito quentes. A vida útil de um LED supera a de uma lâmpada incandescente.

Fontes:
AE - Alternative Energy Envision Solar  
Envision Solar  
G1 - Portal de Notícias da Globo 
Japan Today - Japan News and Discussion 
Panasonic News Portal


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘POLÍTICA AMBIENTAL: Linha do tempo - Evolução da legislação ambiental brasileira.’

Um breve resumo da legislação ambiental no Brasil de 1906 a 2011.

OBS: Por favor, para uma melhor visualização, abrir a imagem em uma nova aba e dar zoom.





Fontes:
* Site do Ministério do Meio Ambiente. Acesse Aqui!
* Site do Planalto. Acesse Aqui!

Etapas de um Projeto de Engenharia Civil

Cada projeto tem suas próprias características, mas basicamente um projeto é estruturado de acordo com as seguintes etapas:
Programa de Necessidades
Inicialmente é realizado o Programa de Necessidades, uma das etapas mais importantes na elaboração do projeto. Nessa fase ocorre uma reunião com o cliente, denominado "Reunião de Briefing". Nesse encontro o cliente informa o que ele quer no projeto como quantos cômodos terá a construção, tipo de acabamento, seus gostos e preferências, etc.
Também é realizado um estudo de viabilidade financeira, onde será analisado se a previsão de investimento do cliente será suficiente para fazer tudo que foi acordado ou se será necessário redimensionar o projeto.
E ainda, nessa reunião são coletados os documentos da propriedade para ver se está tudo regularizado. Importante não pular essa etapa pois pode evitar retrabalhos futuras.
Visita ao Local / Levantamento de Dados
Nessa etapa é analisado as questões legais do empreendimento, o estudo do …

Importância do EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental no licenciamento de empreendimentos

A legislação brasileira e estrangeira estipula aos empreendedores a apresentação de estudos de impacto ambiental para o licenciamento ambiental de atividades econômicas. A definição de quais estudos ambientais serão utilizados vai depender do grau de impacto ambiental envolvido e da análise dos órgãos ambientais competentes.
No caso do licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: ferrovias; portos; terminais de minério, petróleo e produtos químicos; oleodutos, entre outras atividades (especificadas na resolução Conama 001/86), é necessário a elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e da Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA) em caráter supletivo.
A exigência de apresentação de estudos ambientais é importante, pois destina-se verificar  a viabilidade ambiental do negócio a ser instalado ou operado pelo empreendedor, servindo para preven…