O “carro quadriflex” possuí quatro fontes de energia: eólica, solar, gasolina e etanol. Desenvolvido a partir de um Fiat Uno que já possuí um motor bicombustível comum (gasolina e etanol) o projeto conta ainda com sistemas auxiliares de captação de energia solar e eólica.
O sistema solar é composto um painel fotovoltaico instalado no teto, que capta energia sempre que exposto a luz solar e a energia eólica é produzida através de turbinas instaladas na dianteira do veículo, que funcionam quando o automóvel atinge 40 km/h.
A energia das fontes alternativas alimenta sistemas periféricos como ar-condicionado, rádio, recarga de baterias entre outros. Como o motor fica livre dessa função (sem correia de alternador para recarga da bateria) economiza combustível.
O “carro quadriflex” foi apresentado na EcoEnergy, Feira Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia e Eficiência Energética em São Paulo, , que realizou sua primeira edição entre os dias 15 e 17 de setembro desse ano. O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro cearense Fernando Alves Ximenes que garante que a tecnologia pode ser aplicada em qualquer carro.
Segundo Ximenes a tecnologia é responsável pela redução de 40% de combustível e emissão de poluentes e o preço do equipamento é aproximadamente R$ 8.000,00.
Mini Glossário
Painel Fotovoltaico: são dispositivos compostos por células solares utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica.
Energia Eólica: energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, Deus dos ventos na mitologia grega.
Fontes:
Comentários
Postar um comentário